Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Barco Gilberto Mariano parado até final do mês para reparação de avaria

O ferry Gilberto Mariano, que faz ligações entre as "ilhas do Triângulo", nos Açores, deverá ficar imobilizado até ao final do mês, na sequência da avaria detetada na quarta-feira, anunciou hoje a Atlânticoline.

Barco Gilberto Mariano parado até final do mês para reparação de avaria
Notícias ao Minuto

14:20 - 14/06/19 por Lusa

País Açores

A duração da imobilização prende-se com a extensão da avaria, que afeta o sistema de injeção de um dos 16 cilindros da máquina principal de estibordo.

Este é o tempo previsto para que o fabricante possa fazer chegar aos Açores, vindas da Alemanha, as peças necessárias para a reparação, e para que decorram os trabalhos de montagem e as provas de mar, adianta, em comunicado, a Atlânticoline.

De acordo com a empresa de transportes marítimos pública dos Açores, "na sequência da avaria detetada no 'ferry', que faz ligações entre as ilhas do Faial, São Jorge e Pico, no passado dia 12 de junho, e após a avaliação da mesma, o navio deverá ficar imobilizado até ao próximo dia 30 de junho".

A empresa explica ainda que "os trabalhos vão ser realizados por técnicos credenciados da marca e pessoal técnico da Atlânticoline", e frisa que estão a ser feitos "todos os esforços para que exista a possibilidade de antecipar o regresso da embarcação à operação".

Até lá, a operação de transporte de passageiros "está a ser assegurada pelos navios 'Cruzeiro do Canal' e 'Cruzeiro das Ilhas'".

O transporte de viaturas é feito pelo barco afeto à operação sazonal "Mega Jet", nas viagens já programadas, a que se juntará o navio "Aqua Jewel", após a sua chegada aos Açores.

Quanto aos clientes afetados, estão a ser contactados pela Atlânticoline "para comunicar a ocorrência e apresentar as alternativas para aqueles que pretendam deslocar-se acompanhados de viatura".

"A mobilidade para as Sanjoaninas, na ilha Terceira, será assegurada, pelos navios da operação sazonal, numa primeira fase pelo navio de alta velocidade 'Mega Jet' e posteriormente por este e pelo navio convencional 'Aqua Jewel', através do porto da Praia da Vitória", lê-se no comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório