Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Desmantelada rede de tabaco ilegal. Buscas feitas em Portugal e Alemanha

Foi detido um homem e apreendidos 185 quilos de folha de tabaco e de tabaco de corte fino, entre outros produtos relacionados.

Desmantelada rede de tabaco ilegal. Buscas feitas em Portugal e Alemanha
Notícias ao Minuto

11:28 - 14/06/19 por Filipa Matias Pereira

País 'Absender'

Foi desmantelado pela GNR um circuito de distribuição e venda de produtos de tabaco, em diversos distritos do país, entre os quais Porto, Lisboa e Setúbal. Esta ação militar levou à apreensão de diverso material num valor estimado de 45 mil euros e à detenção de um homem. Falamos da operação 'Absender'.

A força de segurança visou o combate à comercialização, distribuição e venda ao público de produtos de tabaco (folha de tabaco, tabaco de corte fino e cigarros) produzidos e comercializados à margem dos normativos legais e sem a liquidação de qualquer imposto.

Com efeito, foi efetuada uma operação de investigação criminal que levou a cabo 14 buscas domiciliárias e quatro buscas a garagens. Destaca ainda o comunicado enviado às redações que, no âmbito da operação, que contou com o apoio da Europol e das autoridades alemãs, foram realizadas também duas buscas a um armazém e a um estabelecimento comercial na Alemanha, a um operador suspeito de efetuar remessas de grandes quantidades de produtos de tabaco para Portugal, sem o cumprimento de qualquer obrigação declarativa e contributiva.

Foi ainda detido um homem de 55 anos por suspeita da prática do crime de introdução fraudulenta no consumo, constituídos 10 arguidos e apreendidos 185 quilos de folha de tabaco e de tabaco de corte fino, (que daria para a manufatura de 185 mil cigarros), de 2120 cigarros manufaturados e ainda de 12 máquinas de corte e embalamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório