Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Helicóptero do INEM aterrou de noite no Santa Maria sem certificação

Um helicóptero do INEM aterrou no heliporto do Hospital Santa Maria, pese embora a unidade hospitalar não possua a necessária certificação para tal.

Helicóptero do INEM aterrou de noite no Santa Maria sem certificação
Notícias ao Minuto

07:05 - 13/06/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Hospital Santa Maria

O Hospital Santa Maria, em Lisboa, não tem a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que os helicópteros, tanto do INEM como da Força Aérea, possam aterrar no heliporto existente junto à fachada da unidade hospitalar. Esta não é, aliás, uma novidade, pois a situação já tinha sido denunciada em janeiro passado.

No entanto, sabe o Notícias ao Minuto, um helicóptero do INEM aterrou no heliporto do hospital na última terça-feira à noite, a uma hora para a qual a unidade hospitalar não tem a devida certificação.

Ao que o Notícias ao Minuto apurou, o Hospital de Faro solicitou uma vaga para um paciente no Santa Maria logo pela manhã. Uma ambulância do INEM foi então mobilizada para a base aérea de Figo Maduro para proceder ao transporte do paciente – que apresentava um quadro de tromboembolismo venoso – para o hospital.

Porém, o helicóptero acabou por aterrar cerca das 21h45 no heliporto do Hospital Santa Maria, tendo levantado voo logo de seguida.

Nesta sequência, a equipa que se encontrava em Figo Maduro teve que se deslocar ao hospital para ir buscar a equipa médica do helicóptero e levá-la para a base aérea para, então, regressar a Faro.

O Notícias ao Minuto contactou fonte do principal hospital da cidade de Lisboa que confirmou que o helicóptero aterrou, efetivamente, no heliporto, afirmando também que "se mantém" a proibição de aterragens noturnas naquele local.

Confrontada com a falta de certificação para tal, a mesma fonte disse apenas que “há emergências e emergências” e que, por vezes, até é necessário “aterrar em campos de futebol, por exemplo”.

"Há emergências que têm de aterrar", acrescentou.

*notícia atualizada âs 10h50: a autorização para a aterragem não parte do Hospital, este apenas é informado de que uma aeronave vai pousar no heliporto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório