Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Morreu Aureliano Veloso, antigo autarca do Porto e pai de Rui Veloso

Primeiro autarca do Porto eleito após o 25 de Abril tinha 95 anos de idade. Informação foi avançada pelo Jornal de Notícias.

Morreu Aureliano Veloso, antigo autarca do Porto e pai de Rui Veloso
Notícias ao Minuto

22:08 - 12/06/19 por Notícias Ao Minuto

País Óbito

Morreu Aureliano Veloso, o primeiro presidente da câmara do Porto democraticamente eleito após o 25 de abril, cargo que assumiu entre 1977 e 1979.

A informação foi esta quarta-feira avançada pelo Jornal de Notícias, sendo depois confirmada através de comunicado pelo presidente da Federação Distrital do Porto do Partido Socialista.

“No Partido Socialista, Aureliano Veloso será sempre recordado pela dedicação e afetividade que entregou à cidade do Porto”, indicou Manuel Pizarro.

Aureliano Veloso foi o primeiro presidente a ser eleito para a Câmara do Porto, como independente pelo Partido Socialista (PS), nas primeiras eleições autárquicas após o 25 de Abril, tendo governado a cidade entre 1977 e 1979.

Nascido na freguesia de Folgosinho, em Gouveia, em 25 de fevereiro de 1924, Aureliano Capelo Pires Veloso, licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1949.

Aureliano Veloso era pai do músico e cantor Rui Veloso e irmão de Pires Veloso, candidato à presidência da República em 1980 que ficou conhecido como o "vice-rei do Norte".

Em 2011, foi agraciado com a Medalha Municipal de Honra da cidade do Porto

Notícias ao MinutoAureliano Veloso em outubro de 2013 com Rui Rio, na altura presidente da Câmara do Porto, na apresentação do livro 'Os Presidentes da Câmara Municipal do Porto'.© GlobalImagens

As cerimónias fúnebres de Aureliano Veloso realizam-se na quinta-feira, às 16:30, no Tanatório de Matosinhos, avançou o Jornal de Notícias.

[notícia atualizada às 23h10]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório