Meteorologia

  • 24 JUNHO 2019
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 19º

Edição

'Rota Final'. Câmaras Municipais do Norte e Centro alvo de buscas pela PJ

São 18 as Câmaras Municipais que estão a ser alvo de buscas no âmbito da operação 'Rota Final'. Empresas de transportes estão também 'debaixo de olho' da Polícia Judiciária.

'Rota Final'. Câmaras Municipais do Norte e Centro alvo de buscas pela PJ

A Polícia Judiciária está a desenvolver uma investigação, que apelidou de operação 'Rota Final', que tem por base suspeitas de práticas de corrupção, tráfico de influências, participação económica em negócio, prevaricação e abuso de poder. 

No âmbito do inquérito titulado pelo Ministério Público – DIAP de Coimbra, os inspetores estão a realizar buscas, domiciliárias e não domiciliárias,  em autarquias, entidades públicas e empresas, "relacionadas com a existência de um esquema fraudulento da viciação de procedimentos de contratação pública, com vista a favorecer pessoas singulares e coletivas". 

Detalha a força de segurança em comunicado enviado às redações que, "mediante atuação concertada de quadros dirigentes de empresa de transporte público, de grande implementação em território nacional e com intervenção de ex-autarcas a título de consultores", terão sido "influenciadas decisões a nível autárquico com favorecimento na celebração de contratos públicos de prestação de serviços de transporte, excluindo-se das regras de concorrência, atribuição de compensação financeira indevida e prejuízo para o erário público".

Refere ainda a Polícia Judiciária que também ao nível de recrutamento de funcionários se terão verificado situações de favorecimento.

Águeda, Almeida, Armamar, Belmonte, Barcelos, Braga, Cinfães, Fundão, Guarda, Lamego, Moimenta da Beira, Oleiros, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Sertã, Soure, Pinhel e Tarouca são as 18 Câmaras Municipais que estão a ser alvo de buscas por cerca de 200 elementos da Polícia Judiciária, nomeadamente inspetores, peritos informáticos, peritos financeiros e contabilísticos.

Segundo fonte policial, a operadora de transportes públicos Transdev é uma das visadas nas buscas realizadas hoje. Outro dos envolvidos será o social-democrata Álvaro Amaro, que deixou o cargo de presidente da Câmara da Guarda para integrar lista do PSD às Europeias.

Várias autarquias já reagiram às buscas, nomeadamente as de Braga, Barcelos, Oleiros, Guarda e Belmonte.

[Notícia atualizada às 15h30]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório