Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Marcelo condecorou padre que há décadas apoia carenciados em Cabo Verde

O Presidente da República português condecorou hoje, em Cabo Verde, o padre Custódio Campos, um português reconhecido pelo apoio aos mais carenciados, e, a título póstumo, o engenheiro Luís Morazzo e o médico José Baptista de Sousa.

Marcelo condecorou padre que há décadas apoia carenciados em Cabo Verde
Notícias ao Minuto

06:39 - 11/06/19 por Lusa

País 10 Junho

A cerimónia de imposição das insígnias decorreu na Escola Portuguesa de Cabo Verde (EPCV), na cidade da Praia, durante as comemorações do Dia de Portugal, que se iniciaram hoje de manhã em Portalegre, prosseguem na ilha de Santiago e vão terminar na terça-feira no Mindelo, ilha de São Vicente.

O "padre Campos", como é conhecido, subiu ao palco, com a ajuda de amigos, dada a sua idade avançada, para receber a insígnia de Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique.

Nascido em Famalicão em 15 de agosto de 1927, o padre Custódio Ferreira de Campos estudou no seminário da congregação do Espírito Santo, tendo concluído o curso de Teologia.

Em Cabo Verde desde 1954, é um dos portugueses há mais tempo radicado neste país e uma das personalidades eclesiásticas mais conhecidas em Cabo Verde, sendo uma pessoa muito estimada pelas comunidades cabo-verdiana e portuguesa radicada no país.

"Cabo-verdianos e portugueses reconhecem o seu apoio constante aos mais carenciados, mas também a dedicação de uma vida inteira às necessidades da população residente, em condições de vida pessoal caracterizadas por grande austeridade", segundo uma nota da Presidência da República cabo-verdiana.

A título póstumo, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o coronel e engenheiro Luís Morazzo com a insígnia de Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique.

Luís Morazzo nasceu no Mindelo em 1927, foi pioneiro no caminho da formação, ensino e desenvolvimento das profissões ligadas à eletrónica e telecomunicações em Portugal, no início dos anos 50 do século passado, movimento ultra inovador naquela época e precursor do aparecimento da indústria eletrónica em Portugal.

Naquela época, é recordado numa nota da Presidência da República portuguesa, "as Forças Armadas, nomeadamente a Força Aérea, que pela razão de possuir equipamentos sempre dotados de novas tecnologias, originam a necessidade da criação de uma unidade de formação profissional", Luís Morazzo "desenvolve, fomenta, lidera, comanda e cujo método transfere para sociedade civil, contribuindo para o desenvolvimento económico do país, deixando um caminho aberto, que continua a percorrer-se hoje, com muito sucesso, mesmo depois da sua morte, em 2018".

Também a título póstumo, foi condecorado o médico cirurgião do Exército José Baptista de Sousa, agora Comendador da Ordem do Mérito.

O médico Baptista de Sousa, que tem um hospital na ilha de São Vicente com o seu nome, foi incorporado no Corpo de Tropas Expedicionárias a Cabo Verde entre 1941 e 1944, durante o período da II Guerra Mundial.

"Foi simplesmente notável o seu desempenho como oficial médico", lembra a Presidência da República de Portugal, acrescentando que o homenageado "estendeu a sua colaboração ao serviço de saúde civil local".

"A sua ação também neste campo excedeu tudo o que era humanamente possível e previsível. Muitos doentes que estavam em estado crítico ficaram-lhe simplesmente a dever a vida, mercê da sua técnica cirúrgica", é ainda referido na nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório