Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Tentativa de assalto a igreja de Viana do Castelo danifica peça de arte

Uma imagem da Nossa Senhora das Dores, "muito antiga", ficou hoje "danificada" na sequência da tentativa de assalto à Igreja de São Domingos, em pleno centro histórico de Viana do Castelo, disse à Lusa o secretário do cartório.

Tentativa de assalto a igreja de Viana do Castelo danifica peça de arte
Notícias ao Minuto

18:42 - 10/06/19 por Lusa

País Assalto

Segundo Ricardo Oliveira, "a lança de Nossa Senhora das Dores foi arrancada para ser utilizada na abertura da caixa das esmolas e dos lampadários".

"A lança partiu-se em partes e vai ter de ser reparada. É inaceitável. Trata-se de uma peça de arte sacra muito antiga. O restauro deste tipo de peça fica sempre muito caro", afirmou o secretário do cartório da igreja de São Domingos, no centro da cidade de Viana do Castelo.

O responsável acrescentou que a imagem hoje danificada pertencia à antiga paróquia de Monserrate criada em 1621 e, entretanto, extinta em 1916.

Com a extinção daquela paróquia da cidade de Viana do Castelo, especificou, a "imagem de Nossa Senhora das Dores passou a integrar o espólio da Igreja de São Domingos".

Ricardo Oliveira adiantou que a "tentativa de furto terá ocorrido entre as 12:30 e as 14:50", sendo que o "alerta foi dado por uma senhora que costuma ir rezar naquele horário".

"A senhora, que pela regularidade com que frequenta o tempo acaba também por ser uma zeladora, apercebeu-se que as toalhas do altar estavam remexidas e foi endireitá-las. Foi então que se apercebeu que a caixa das esmolas e os lampadários tinham sido alvo de tentativa de furto", especificou.

O templo encontrava-se aberto, como habitualmente.

"Por ser feriado, há menos movimento, sobretudo na hora em que terá ocorrido a tentativa de furto. Terão aproveitado essa falta de movimento", acrescentou.

Contactado pela Lusa, o comandante da PSP de Viana do Castelo, Raul Curva, explicou que os agentes do Núcleo de Investigação Criminal estiveram no local e que o caso vai ser investigado.

"Não foi nada furtado do interior do templo, mas o caso vai ser investigado", salientou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório