Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Inspirados no pelo de urso-polar, cientistas criam isolamento térmico

Inspirados nas propriedades isolantes do pelo dos ursos-polares, cientistas estão a desenvolver na China um novo isolamento térmico, com eventual aplicação na engenharia civil e aeroespacial, foi hoje divulgado.

Inspirados no pelo de urso-polar, cientistas criam isolamento térmico
Notícias ao Minuto

18:29 - 06/06/19 por Lusa

Mundo Cientistas

O isolante é feito de carbono e apresenta-se sob a forma de milhões de tubos ocos, cada um equivalente a um fio de pelo, que são enrolados num bloco de aerogel do tamanho de esparguete.

O material, asseveram investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, é mais leve e resistente ao calor do que outros componentes isolantes, sendo raramente afetado pela água.

Além disso, por comparação com os pelos dos ursos-polares, o novo material é mais flexível, potenciando o seu uso como isolamento na construção de casas e na indústria aeroespacial, defendem os autores de um artigo publicado hoje na revista científica Chem, do grupo Cell.

Os pelos dos ursos-polares, ao contrário dos das pessoas e de outros mamíferos, têm uma estrutura oca, cilíndrica e longa, permitindo-lhes evitar perdas de calor nas condições ambientais geladas e húmidas em que vivem, no círculo polar Ártico.

Para os cientistas, o próximo desafio será produzir o material à escala métrica para testar a sua aplicação prática.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório