Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Mulher de Medina entre os premiados TAP. Recebeu mais de 17 mil euros

Stéphanie Sá Silva é diretora do Gabinete Jurídico da companhia aérea portuguesa há pouco mais de um ano.

Mulher de Medina entre os premiados TAP. Recebeu mais de 17 mil euros
Notícias ao Minuto

08:00 - 06/06/19 por Natacha Nunes Costa

País TAP

No ano passado, a TAP registou um prejuízo de 118 milhões de euros mas pagou prémios de 1,171 milhões de euros a 180 pessoas, incluindo dois de 110 mil euros atribuídos a dois quadros superiores. Uma decisão que criou "mau estar" e que a companhia, sem comentar mas comentando, diz fazer parte das "suas políticas de mérito".

Mas há na lista dos 180 'premiados', a que o Notícias ao Minuto teve acesso, um nome que se destaca. Falamos de Stéphanie Sá Silva, mulher do presidente da Câmara da Câmara de Lisboa, que recebeu, junto com o salário do mês de maio, um prémio de 17.801.10 euros pelo trabalho prestado na TAP, onde é diretora do Gabinete Jurídico... há pouco mais de um ano.

A companheira de Fernando Medina, que iniciou o exercício das suas funções a 1 de maio de 2018, ocupa a 12.ª posição na lista, o que significa que é uma dos funcionários que mais ganhou com estes prémios.

Ainda assim, e apesar de ser uma das mais bem remuneradas na TAP, o prémio da mulher do autarca de Lisboa está bem longe dos dois quadros superiores que surgem no topo da lista. Cada um deles foi premiado com 110 mil euros. A estes segue-se um prémio de 88 mil euros, um de mais de 49 mil e outro de 42 mil, sendo os restantes iguais ou inferiores a 30 mil euros.

Ao todo, a TAP pagou 1,171 milhões de euros a 180 colaboradores, no passado mês de maio. Uma situação, que, segundo o coordenador do Sitava (Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos), “nunca foi prática habitual” na companhia e está a causar desconforto e revolta entre os trabalhadores.

Ao Notícias ao Minuto, vários funcionários da TAP classificaram a situação como uma "falta de vergonha” e de “moralidade”. "Não entendemos isto tendo em conta que num ano em que tivemos lucros [2017] os prémios foram distribuídos por todos", reforçou Paulo Duarte, coordenador do Sitava.

Recorde-se que, em 2018, a TAP registou um prejuízo de 118 milhões de euros, valor que compara com um lucro de 21,2 de euros, registado em 2017, segundo divulgou a própria empresa no mês de março deste ano.

À data, o presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho, disse que "2018 foi difícil para a TAP quer em termos operacionais, quer em termos económicos e financeiros, mas foi um ano que não comprometeu o nosso futuro. Um ano que nos permitiu continuar a criar raízes para que o plano estratégico possa ser implementado como previsto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório