Meteorologia

  • 22 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 20º

Edição

Militar transplantado já recebeu alta

David Leal, o militar que recebeu um transplante de fígado no passado dia 16 de maio, recebeu esta quarta-feira alta do Hospital Curry Cabral, confirmou fonte do Exército.

Militar transplantado já recebeu alta

Inicialmente, pensou-se que o militar havia sofrido um golpe de calor durante uma prova em Santa Margarida da Coutada, no distrito de Santarém, hipótese que viria a ser afastada após a realização de exames clínicos

Apesar do processo de averiguações em curso, as causas que levaram ao estado clínico do militar e à posterior falência hepática estão ainda por apurar. 

"Não houve excesso de esforço físico, era um esforço físico completamente normal para qualquer militar, as condições a nível de hidratação dos militares estavam completamente garantidas, de alimentação, de apoio médico", referiu a mesma fonte recentemente, sublinhando que "faz parte do processo de averiguações perceber se, da parte do Exército, houve alguma condicionante para levar a este tipo de situação".

A porta-voz daquele ramo adiantou também que os 140 elementos que frequentam o curso do militar internado foram sujeitos a uma colheita de sangue, no âmbito do processo de averiguações das causas da ocorrência, não tendo sido detectados valores anormais. 

Recorde-se que o jovem militar sentiu-se mal, no passado dia 14 de maio, quando participava numa prova topográfica, com um percurso “curto” e que, "para prevenir situações de desidratação", tinha em sua posse, "um cantil" e contava, ainda, com três pontos de apoio de água. Este trajava um "uniforme ligeiro e não de combate", o que significa que "não tinha nem capacete, nem mochila", explicou na altura a porta-voz do Exército. 

Prontamente assistido no local, o militar foi transportado para o Hospital de Abrantes e dali transferido para o Curry Cabral, em Lisboa. Dado o agravamento da função hepática, foi sujeito a um transplante de fígado no dia 16 de maio, intervenção cirúrgica que "correu bem". 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório