Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

DECO desafia consumidores a denunciarem o uso excessivo de plástico

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) disponibiliza a partir de hoje uma página nas redes sociais e um email para que os cidadãos denunciem produtos excessiva ou injustificadamente embalados em plástico. Mas estarão os portugueses preparados para adotar um estilo de vida amigo do ambiente?

DECO desafia consumidores a denunciarem o uso excessivo de plástico
Notícias ao Minuto

07:00 - 05/06/19 por Lusa com Notícias ao Minuto

País Ambiente

No Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala, a DECO passa a ter disponível um endereço de 'e-mail' ([email protected]) para receber imagens e denúncias de uso desnecessário de plástico, com as imagens serão depois encaminhas para os respetivos produtores ou retalhistas.

A DECO explica, em comunicado, que vai pedir depois a esses produtores ou retalhistas que sejam apresentadas soluções de redução ou alternativas às embalagens de plástico.

"No Dia Mundial do Ambiente convidamos todos os consumidores a juntarem-se à DECO para exigir que as empresas eliminem ou apresentem alternativas para as embalagens com plástico a mais", diz a organização no comunicado.

Além do endereço de e-mail, a partir da manhã desta quarta-feira também vão estar disponíveis em todas as redes sociais páginas para receber mensagens dos consumidores, com a DECO a incentivar a utilização do hashtag #plasticoamais e a partilha de fotografias de produtos desnecessariamente envolvidos em plástico.

"Sem prejuízo dos esforços dos decisores políticos e da estratégia europeia para a redução da poluição causada pelo plástico, consideramos que não há tempo a perder", vinca a DECO.

Fonte da associação disse à Lusa que também vão ser pedidas reuniões com as empresas responsáveis pela colocação dos produtos e defendeu que quanto mais fotografias forem enviadas mais "força" a DECO tem para protestar.

Mais, lembra a associação, já partilhou estas preocupações e a ação com o Ministério do Ambiente e da Transição Energética e com a Secretaria de Estado da Defesa do Consumidor, e acrescenta que um pequeno gesto de um consumidor pode contribuir para que uma empresa mude o comportamento.

E estão os portugueses preparados para um estilo de vida amigo do ambiente?

A maioria dos portugueses, responde 'sim'. A conclusão é de um estudo da Marktest que indica que são mais de seis milhões os portugueses disponíveis para assumirem um estilo de vida que beneficie o ambiente, "o que representa 70.8% dos residentes no Continente com 15 e mais anos".

Embora a grande maioria esteja disponível para mudar de estilo, há "algumas diferenças quando é analisado o perfil dos indivíduos". Por exemplo, a idade é a variável que "apresenta maior heterogeneidade de opiniões". Se 60% dos mais jovens (entre os 15 e os 24 anos) concordam com a frase "estou preparado para assumir um estilo de vida que beneficie o ambiente", a percentagem sobe para 83% entre os indivíduos dos 55 aos 64 anos.

Dados do estudo TGI da Marktest mostram porém que, relativamente à afirmação "estou disposto a pagar mais por produtos amigos do ambiente", as opiniões dividem-se, "com 44% a concordar, 36% a dizer que 'não' concorda nem discorda, e 15% a discordar". Os restantes 5% responde que não sabe ou não responde à questão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório