Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

"Portugal tem uma proteção elevada dos Direitos do Homem"

O presidente do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH), Linos-Alexander Sicilianos, afirmou hoje que Portugal tem "uma proteção elevada" dos Direitos do Homem.

"Portugal tem uma proteção elevada dos Direitos do Homem"
Notícias ao Minuto

12:18 - 04/06/19 por Lusa

País Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

"Portugal tem algumas dificuldades mas, em todo o caso, Portugal é, para mim, dos Estados que mais respeita a Convenção Europeia dos Direitos Humanos. Em geral, Portugal tem uma proteção elevada dos Direitos do Homem", disse o juiz grego que dirige o TEDH desde 5 de maio deste ano e que falava à agência Lusa no Porto, à margem da cerimónia da abertura do Congresso sobre a Convenção Europeia dos Direitos Humanos e os Protocolos Adicionais.

Dados de 2017 indicam que naquele ano foram submetidos 197 casos portugueses ao TEDH, mais 45 do que em 2016.

No seu discurso perante os congressistas, Linos-Alexander Sicilianos sublinhou o papel "fundamental" da Convenção Europeia dos Direitos Humanos e do TEDH, hoje mais do que nunca, quando se está "numa fase delicada".

"Constituem a garantia dos valores nos quais se fundou a Europa", assinalou.

Tese semelhante defendeu, também na abertura, o juiz português do TEDH Paulo Pinto de Albuquerque, que organizou o congresso em conjunto com o bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo, depois de aludir a "sinais de crise" que "ameaçam os Direitos Humanos e arriscam atingir o próprio sistema democrático".

O Congresso sobre a Convenção Europeia dos Direitos Humanos e os Protocolos Adicionais, que se prolonga até quinta-feira, analisa matérias como o direito à vida, proibição da tortura e direito à liberdade e princípio da legalidade e liberdade de expressão e de reunião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório