Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Bombeiro gravemente ferido em acidente em Carrazeda de Ansiães

Um bombeiro de 33 anos ficou hoje gravemente ferido ao ser atingido por uma viatura durante o combate a um incêndio em Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança.

Bombeiro gravemente ferido em acidente em Carrazeda de Ansiães
Notícias ao Minuto

11:35 - 03/06/19 por Lusa

País Incêndios

A vítima, um bombeiro da corporação de Sendim, no concelho de Miranda do Douro, ficou entalada entre o veículo e uma árvore e está hospitalizada "estável, consciente e orientada", de acordo com informações avançadas à Lusa pelo comando distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Segundo o comandante, Noel Afonso, o acidente ocorreu ao início da manhã de hoje. O veículo que se encontrava parado a apoiar as operações de combate ao incêndio ter-se-á destravado e atingiu o bombeiro com a traseira.

A vítima ficou entre o veículo e uma árvore, apresentando lesões "com alguma gravidade", de acordo com o comandante do CDOS, nomeadamente um traumatismo torácico e suspeita de traumatismo cranioencefálico.

O ferido foi encaminhado para o Hospital de Vila Real, onde se encontra internado.

O acidente ocorreu no combate ao incêndio florestal que consume mato, desde a tarde de domingo, na zona de Pinhal do Douro, concelho de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança.

O fogo está "em resolução" e o combate concentra um número elevado de meios aéreos devido aos difíceis acessos, como indicou à Lusa o segundo comandante do CDOS, Rómulo Pinto.

"Tem zonas inacessíveis a meios terrestres", afirmou, explicando que o combate no terreno tem sido feito com a ajuda de duas máquinas de rastos, uma do município de Carrazeda de Ansiães e outras dos bombeiros de Torre de Moncorvo, para abrir acessos.

O combate tem sido feito com recurso sobretudo a pessoal apeado, nomeadamente aos sapadores florestais, de acordo ainda com o segundo comandante.

Este incêndio concentrava, às 11h15, 77 operacionais, 27 veículos e três meios aéreos, como informava a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório