Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Navio patrulha português participa em missão no Mediterrâneo

O navio patrulha costeiro português 'Douro' vai participar na operação 'Themis', no Mediterrâneo central, contribuindo para o controlo e resgate de migrantes nesta região, anunciou hoje a Marinha.

Navio patrulha português participa em missão no Mediterrâneo
Notícias ao Minuto

07:13 - 01/06/19 por Lusa

País Marinha

"Até 31 de julho, o 'Douro', que já se encontra em águas italianas, irá patrulhar as áreas marítimas do Mediterrâneo central, contribuindo para o controlo da rota de migração irregular em direção às fronteiras externas da União Europeia, reforçando as operações de busca e salvamento de migrantes náufragos, para evitar a perda de mais vidas nesta região", refere a Marinha em comunicado.

O navio vai também contribuir para a prevenção e deteção de crimes, como o narcotráfico, o tráfico de armas ou o tráfico de migrantes.

A Operação 'Themis' é uma missão de segurança marítima, no âmbito da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), que decorre no Mediterrâneo Central, em coordenação com as autoridades italianas.

"Esta operação conta com a participação de diversos meios navais e aéreos de várias organizações e países da União Europeia, com o objetivo de controlar as fronteiras externas da União Europeia", acrescenta o documento.

A guarnição do navio é constituída por 34 militares comandados pelo primeiro-tenente David Menúrias, contando também a bordo com um inspetor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e um oficial de ligação da Guardia di Finanza, de Itália.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório