"Até 31 de julho, o 'Douro', que já se encontra em águas italianas, irá patrulhar as áreas marítimas do Mediterrâneo central, contribuindo para o controlo da rota de migração irregular em direção às fronteiras externas da União Europeia, reforçando as operações de busca e salvamento de migrantes náufragos, para evitar a perda de mais vidas nesta região", refere a Marinha em comunicado.
O navio vai também contribuir para a prevenção e deteção de crimes, como o narcotráfico, o tráfico de armas ou o tráfico de migrantes.
A Operação 'Themis' é uma missão de segurança marítima, no âmbito da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), que decorre no Mediterrâneo Central, em coordenação com as autoridades italianas.
"Esta operação conta com a participação de diversos meios navais e aéreos de várias organizações e países da União Europeia, com o objetivo de controlar as fronteiras externas da União Europeia", acrescenta o documento.
A guarnição do navio é constituída por 34 militares comandados pelo primeiro-tenente David Menúrias, contando também a bordo com um inspetor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e um oficial de ligação da Guardia di Finanza, de Itália.
Comentários
Regras de conduta dos comentários