Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

UTAD cria modelo que aumenta eficiência de postos de abastecimento de gás

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou hoje que desenvolveu um "sistema inovador" que aumenta a eficiência e a eficácia dos postos de abastecimento de gás natural, que está em funcionamento em Vila Real.

UTAD cria modelo que aumenta eficiência de postos de abastecimento de gás
Notícias ao Minuto

11:25 - 31/05/19 por Lusa

País Universidade

O Laboratório de Ciências Térmicas da UTAD desenvolveu, construiu e colocou em funcionamento o protótipo de um sistema de recuperação de gases de 'boil-off' (perda de gás por evaporação) e abastecimento ininterrupto de energia a postos de abastecimento de gás natural veicular (GNL e GNC).

"Com a implementação deste sistema, a eficiência é agora aumentada, ao mesmo tempo que são eliminadas, por aproveitamento energético, todas as libertações de gás natural, melhorando de forma muito significativa a sustentabilidade ambiental dos sistemas de abastecimento de gás natural veicular", afirmou Amadeu Borges, investigador e responsável deste laboratório da academia transmontana.

O sistema, segundo explicou a universidade, em comunicado, "permite o aumento da eficiência e eficácia dos postos de abastecimento de gás natural veicular (comprimido e liquefeito)".

O modelo foi instalado na aldeia de Escariz, no concelho de Vila Real, no posto de abastecimento da empresa Dourogás e foi desenvolvido no âmbito do projeto europeu Eco-Gate.

A universidade referiu ainda que o "gás natural veicular (GNV) desempenha um papel fundamental para alcançar a mobilidade sustentável, melhorando a qualidade do ar e cumprimento dos compromissos ambientais, que o país enfrenta".

O projeto europeu Eco-Gate é liderado pela empresa espanhola Gás Natural Fenosa, conta com um financiamento de 10 milhões de euros da União Europeia e tem como objetivo desenvolver o mercado de gás natural para a mobilidade.

O projeto envolve a construção de mais de 20 postos de abastecimento de gás natural veicular nos corredores Atlântico e Mediterrâneo da rede de estradas de Espanha, França, Alemanha e Portugal, onde será desenvolvido o projeto. O financiamento está a ser aplicado nos quatro países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório