Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Detidos da operação 'Teia' já chegaram ao Tribunal de Instrução do Porto

Os quatro detidos na operação 'Teia' chegaram hoje pelas 10h06 ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, onde vão ser submetidos a primeiro interrogatório judicial para fixação das medidas de coação.

Detidos da operação 'Teia' já chegaram ao Tribunal de Instrução do Porto
Notícias ao Minuto

10:18 - 31/05/19 por Lusa

País Operação Teia

Tal como na quinta-feira, altura em que estiveram no TIC para identificação, os arguidos chegaram às instalações judiciais em três carros da Polícia Judiciária (PJ), a partir do estabelecimento prisional anexo à PJ/Porto.

Os arguidos são os presidentes das câmaras de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e de Santo Tirso, Joaquim Couto, o presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, Laranja Pontes, e a empresária Manuela Couto, administradora da W Global Communication, sendo que a empresária já tinha sido constituída arguida em outubro, no âmbito da operação Éter, relacionada com o Turismo do Norte.

"Temos a indicação de que todos os detidos vão prestar declarações", segundo avançou na quinta-feira o advogado Nuno Cerejeira Namora, que representa o arguido Miguel Costa Gomes, presidente da Câmara de Barcelos.

O causídico disse ainda que o seu cliente será o primeiro a falar ao juiz de instrução.

Os advogados, que tinham saído do TIC já depois das 00h00, após consulta do processo, regressaram às instalações judiciais entre as 09h20 e as 09h30, ou seja, antes dos arguidos.

A operação 'Teia' centra-se nas autarquias de Santo Tirso e Barcelos bem como no IPO/Porto e investiga suspeitas de corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio, traduzidas na "viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto", segundo comunicado da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, o órgão de polícia criminal que apoia o Ministério Público neste caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório