Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil reforça recomendações à população, depois de prolongado o estado de alerta pelo Governo devido ao elevado risco de incêndio previsto para os próximos dias.

Tempo seco e quente obriga a cuidados especiais, avisa a ANEPC

Perante o prolongamento da situação de alerta em todo o território nacional,  a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população.

Visto que, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo quente e seco, com persistência de condições meteorológicas gravosas para o risco de incêndio vai continuar, a Proteção Civil decidiu manter em Situação de Alerta o território nacional, em especial, nas regiões do Centro e Sul.

Assim sendo, preveem-se valores de temperatura acima do normal para a época, em especial nas regiões Centro e Sul, vento predominante do quadrante Leste, rodando temporariamente para Norte na faixa costeira, durante a tarde, soprando moderado a forte nas terras altas, até 45 km/hora, até ao final da manhã e voltando a intensificar a partir do final da tarde, em especial nas regiões do Algarve e Trás-os-Montes.

Além disso, preveem-se baixos teores de humidade relativa do ar, em toda a região Sul, no Vale do Tejo e nas regiões de Setúbal e Lisboa e nas regiões Norte e Centro, com fraca recuperação noturna. O IPMA prevê ainda que estes teores diminuam na sexta-feira, no Algarve e Baixo Alentejo.

Para os locais onde o índice de risco de incêndio seja igual ou superior ao nível muito elevado é proibido:

  • O uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
  • O lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes.
  • Fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivo de retenção de faúlhas.

Já o uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório