Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

CDS exige saber número de afetados por avaria na radioterapia no S. João

O CDS/PP exigiu hoje que o Ministério da Saúde divulgue quantos doentes foram afetados pela avaria de um aparelho de radioterapia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, situação anterior a fevereiro deste ano.

CDS exige saber número de afetados por avaria na radioterapia no S. João
Notícias ao Minuto

19:02 - 29/05/19 por Lusa

Política Hospital

Num requerimento enviado ao gabinete da ministra Marta Temido, o grupo parlamentar do CDS-PP exige saber "quantos doentes tiveram os seus tratamentos de radioterapia adiados e por quanto tempo".

Em causa está o facto de um aparelho destinado à radioterapia, ou seja, utilizado em tratamentos oncológicos no Hospital de São João, ter estado avariado durante cerca de quatro a cinco meses entre o último trimestre do ano passado e fevereiro deste ano.

A situação é descrita numa deliberação da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) que alertou para "a especificidade e urgência do tratamento em causa", apontando que esta "não se compatibiliza com a imprevisibilidade de avaria do equipamento e o impedimento da prossecução daquele tratamento".

Esta manhã, em conferência de imprensa, o presidente do conselho de administração do CHUSJ, Fernando Araújo, confirmou "a avaria de um aparelho muito antigo" que "não tinha a robustez necessária para funcionar em contínuo", adiantando que o novo custou cinco milhões de euros e "terá capacidade para tratar 28.000 doentes, cerca de 120 pessoas por dia".

"É verdade que o equipamento esteve avariado durante meses e é verdade que vários doentes foram transferidos para outras instituições de forma a serem tratados em tempo útil, mas não temos informação específica de algum doente que tenha tido um impacto clínico negativo por causa deste problema", garantiu Fernando Araújo.

O responsável estimou que "durante o período mais crítico" tenham sido transferidos "cerca de 60 doentes por dia" e admitiu que "a transferência de doentes impactou negativamente na sua qualidade de vida" por se tratar de "uma situação que causa desconforto", mas reforçou que "está tudo ultrapassado".

Mas, o CDS-PP quer que o impacto desta situação seja apurado e divulgado e quer esclarecer o porquê da demora na troca de equipamento.

"[O Ministério da Saúde] está em condições de assegurar que nenhum doente oncológico teve, conforme afirmam as notícias, 'menos tempo de vida' em consequência destes atrasos na realização dos tratamentos?", lê-se no requerimento do CDS-PP.

Os centristas exigem ainda saber o porquê de, "estando este aparelho de radioterapia do Hospital de São João avariado", este não foi "de imediato" substituído para que, continua o texto do CDS-PP, "os doentes oncológicos não fossem prejudicados".

"Em que outros hospitais estão detetados problemas semelhantes?" é a última pergunta do grupo parlamentar do CDS-PP dirigida à tutela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório