Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Praias estarão mais protegidas. Viaturas passam a ter desfibrilhador

Pela primeira vez, este ano as viaturas do Instituto de Socorros a Náufragos estão equipadas com desfibrilhador automático externo.

Praias estarão mais protegidas. Viaturas passam a ter desfibrilhador
Notícias ao Minuto

18:01 - 30/05/19 por Filipa Matias Pereira

País Verão

O calor começa a apertar e os veraneantes rumam às praias de Norte a Sul do país. E há boas notícias no que à segurança diz respeito.

Todos os veículos de vigilância de praias do Instituto de Socorros a Náufragos passam a estar equipados com desfibrilhadores automáticos externos e a tripulação formada em suporte básico de vida e desfibrilhação. Falamos da iniciativa do Movimento Salvar Mais Vidas.

Já em 2011, esclarece o comunicado enviado às redações, foi desenvolvido o projeto 'SeaWatch', resultado de uma parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos, a Volkswagen Veículos Comerciais, o Volkswagen Financial Services e os Concessionários da Volkswagen e que tem como objetivo promover a segurança nas praias de Portugal, através da cedência de 28 Volkswagen Amarok preparadas para missões de busca, salvamento e patrulhamento das praias.

E agora estas viaturas, pela primeira vez, estarão também equipadas com desfibrilhadores automáticos externos para salvar vidas em situação de paragem cardiorrespiratória.

Já quanto aos utilizadores das viaturas, tratam-se de militares da Marinha com cursos de nadador-salvador, condução de veículos todo-o-terreno e oxigenoterapia, aptos para os desafios mais difíceis.

As viaturas, por sua vez, são adaptadas às necessidades do serviço de salvamento com uma transformação desenvolvida que inclui suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento e macas, assim como as luzes de emergência.

O projeto 'SeaWatch' possibilitou em 2018 o salvamento de 51 veraneantes, efetuando 271 assistências de primeiros socorros e 20 buscas com sucesso a crianças perdidas. Desde o início do projeto, estimam-se que os veículos Amarok tenham percorrido cerca de 280 mil quilómetros por cada época balnear (sobretudo em praias não vigiadas), tendo contribuído para mais de 1600 salvamentos de vidas humanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório