Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Governo português lamenta 'fake news' sobre situação política na Guiné

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, lamentou a disseminação nas redes sociais de falsificações de comunicados do Governo português sobre a situação política na Guiné-Bissau.

Governo português lamenta 'fake news' sobre situação política na Guiné
Notícias ao Minuto

19:19 - 28/05/19 por Lusa

País Santos Silva

"Se fossemos a correr atrás de toda a informação falsa que circula nas redes sociais não fazíamos outra coisa", disse hoje Santos Silva, explicando por que o Governo português não tomará nenhuma atitude perante a circulação de uma versão falsificada de um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre a situação política na Guiné-Bissau.

Em declarações telefónicas à Lusa, a partir da Costa do Marfim, onde se deslocou numa visita oficial, o ministro reforçou a ideia de que o Governo português está preocupado com o atraso na nomeação de um novo Governo na Guiné-Bissau e com a ausência de data para novas eleições presidenciais, mas recusou qualquer interferência no processo, como indiciavam as informações falsas divulgadas nas redes sociais.

No passado sábado, em comunicado, o Governo português manifestou "preocupação com o atraso na nomeação de um Governo na Guiné-Bissau, apesar de estarem reunidas todas as condições exigíveis" para que isso aconteça.

"Portugal recorda que os resultados das eleições legislativas do passado dia 10 de março e os acordos interpartidários subsequentes permitiram constituir uma maioria parlamentar e, portanto, garantir a viabilização do Governo", referia o comunicado emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Na rede social Facebook, dois dias depois, começou a circular uma versão adulterada do comunicado que referia que "Portugal recusa e desmente de maneira categórica as informações sensacionalistas publicadas por alguns meios de comunicação guineenses nas suas edições de 25/05/2019, com uma falsa nota à imprensa adjunta".

Nessa versão falsificada, o Governo português rejeitava "qualquer articulação para supostamente nomear o primeiro-ministro da Guiné-Bissau" e atribuía a culpa das notícias falsas ao PAIGC.

O chefe da diplomacia portuguesa lamentou a existência destas falsas informações e reiterou a posição do governo português, já apresentada no comunicado do passado sábado.

"Não podemos esconder a surpresa por ainda não haver um Governo nomeado", explicou Santos Silva, referindo-se ao facto de ter havido eleições "legítimas e muito concorridas", cuja votação levou a negociações das quais resultou uma maioria parlamentar.

"Temos programas de cooperação com o Governo da Guiné-Bissau e não queremos que nada se atrase", disse o ministro, para explicar a sua preocupação pelo atraso no processo de nomeação de novo Governo.

Santos Silva referiu ainda que o atual Presidente da República da Guiné-Bissau terminará o seu mandato em junho, mas não há ainda data apontada para a realização de novas eleições presidenciais.

"E isso também nos deixa apreensivos", alertou o ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório