Derrame de acetona no IC8 pode "contaminar florestas e água"

Camião acidentado derramou 24 litros do líquido inflamável na Ponte do Cabril, em Pedrógão Pequeno.

água, rio, ribeira, ribanceira

© iStock

Natacha Nunes Costa
27/05/2019 18:27 ‧ 27/05/2019 por Natacha Nunes Costa

País

Ambiente

O derrame de 24 litros de acetona que, esta segunda-feira, ocorreu na Ponte do Cabril, em Pedrogão Pequeno, concelho da Sertã, na sequência de um despiste de um veículo pesado de mercadorias no IC8, "pode contaminar florestas e água para consumo humano".

O alerta foi dado pela Quercus, na tarde desta segunda-feira, através de um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto. De acordo com a Associação Nacional de Conservação da Natureza, "se o líquido inflamável chegar ao Rio Zêzere", poderá contaminar as captações de água do rio em questão. Já se atingir o solo, dado que esta é uma zona de floresta, "poderá contaminá-lo."

Esse tipo de contaminações poderá ser prejudicial para a flora e fauna local, inclusive ser tóxico para algumas espécies de peixe, levando-os à morte.

A Quercus garante que, além de causar irritação nos olhos e queimaduras químicas, a acetona pode provocar irritações e dermatites ao entrar em contato com a pele, assim como irritação das mucosas, náuseas, vertigens, dor de cabeça, mal-estar e perda de consciência, se for inalada.

Além destes impactes, um derrame de acetona pode criar uma situação de risco, dado que reduz a concentração de oxigénio no ar, tornando o ambiente “asfixiante e extremamente explosivo”.

Por estas razões, a associação ambiental exige que a prevenção de incêndio seja ativada e que as autoridades adotem medidas céleres para a contenção do derrame, prevenindo qualquer situação mais gravosa.

A substância perigosa foi limpa da ponte onde aconteceu o acidente por equipas especializadas na remediação de acidentes ambientais desta natureza.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas