Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Aldeia da Serra da Estrela recebe projeto de intervenção artística

Docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro iniciam hoje um projeto de intervenção artística na aldeia de Sabugueiro, na Serra da Estrela, concelho de Seia.

Aldeia da Serra da Estrela recebe projeto de intervenção artística
Notícias ao Minuto

09:57 - 27/05/19 por Lusa

País Serra da Estrela

Segundo a organização, entre hoje e sexta-feira, os participantes desenvolvem um projeto de intervenção artística em comunidade, a partir de atividades implementadas em instituições locais e no Hostel Criativo da Associação de Beneficência do Sabugueiro.

De acordo com a fonte, a residência artística está integrada nas atividades do projeto Xperimus e "congrega vários momentos de criação e experimentação, envolvendo a população e espaços locais", sob a designação genérica de "Sombugueiro".

"A partir de recolhas de sons e imagens da localidade, contactos com a população, tarefas participativas com adultos e jovens, pretende-se construir performances e apresentações a desenvolver e apresentar em vários espaços da aldeia" do Sabugueiro, refere a organização em nota hoje enviada à agência Lusa.

O Hostel Criativo abriu portas em fevereiro e "é o mais recente projeto da Associação de Beneficência do Sabugueiro, que resultou do aproveitamento do antigo edifício de Centro de Dia, localizado num lugar privilegiado da aldeia, designada a 'mais alta de Portugal'", disse à Lusa o presidente da direção, Mário Jorge Branquinho.

O responsável adiantou tratar-se de "um espaço acolhedor, de conforto e de forte inspiração para ações criativas e de residências artísticas, o ano todo, em plena Serra da Estrela".

O Hostel dispõe de camas em quartos com beliches e de camas individuais que acomodam quatro a sete pessoas, e de dois quartos duplos, com uma capacidade total para 33 pessoas.

Também possui uma sala de convívio, "onde se realizam exposições, tertúlias, exibição de filmes e outras atividades criativas e uma marquise para descanso ou atividades criativas, como sejam pintura, escrita criativa, composição musical ou outras", acrescenta a fonte.

"Com este novo projeto, que é diferente de todos os que existem na região, a Associação de Beneficência do Sabugueiro tem como objetivos promover as artes e a cultura, inspiradas nos recursos do território regional, fomentando o intercâmbio entre comunidades de artistas, pensadores e criativos e a comunidade local/regional", segundo o seu presidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório