Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Incêndio em Aljustrel combatido por três meios aéreos

Alerta para o incêndio foi dado pelas 14h32.

Incêndio em Aljustrel combatido por três meios aéreos
Notícias ao Minuto

15:49 - 25/05/19 por Melissa Lopes

País Incêndios

Um incêndio numa zona de mato, em Aljustrel, no distrito de Beja está a mobilizar 74 bombeiros, auxiliados por 22 veículos. A combater as chamas estão também três meios aéreos. 

De acordo com a página da Proteção Civil, o alerta para o incêndio numa zona de mato na localidade de Tacão, em Aljustrel, foi dado pelas 14h32. 

No distrito de Braga, estão igualmente envolvidos três meios aéreos no combate a um incêndio em Póvoa do Lanhoso que está a lavrar numa zona de mato e de eucalipto. Neste incêndio, no teatro das operações estão 85 operacionais, auxiliados por 26 veículos. 

De recordar que os concelhos de Alcoutim e São Brás de Alportel, no distrito de Faro, apresentam hoje risco máximo de incêndio, estando outros 29 concelhos do Algarve, Alentejo, Interior Norte e Centro em risco muito elevado.

De acordo com a ANEPC, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja igual ou superior ao nível muito elevado, o uso de fogareiros e grelhadores é proibido em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

"É também proibido o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes, o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal, é proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivo de retenção de faúlhas", frisa.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil lembra ainda que, devido à declaração da situação de alerta emitido esta sexta-feira, e que se prolonga até ao dia 30, é "proibido em todo o território continental a realização de queimadas extensivas e de queimas de sobrantes de exploração".

[Notícia atualizada às 16h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório