Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Neonazi português organiza concurso 'Miss Hitler'

Concurso de beleza é promovido e divulgado na rede social russa VK.

Neonazi português organiza concurso 'Miss Hitler'
Notícias ao Minuto

15:53 - 24/05/19 por Melissa Lopes

País Extrema-direita

O concurso de 2018 causou tanta polémica que os administradores do Vkontacte (VK), uma rede social russa, bloquearam a página do evento no final do ano passado. Contudo, o concurso está este ano, novamente, a decorrer.

“Envia 1 ou 3 fotos, escolhe um nickname, e escreve algumas palavras para te representar”, pode ler-se numa publicação, escrita em português, a promover a edição de 2019 do concurso de beleza ‘Miss Hitler’.

O administrador desta página, escreve o Expresso, é um português, que tem como fotografia de perfil símbolos de partidos portugueses de extrema-direita e escrito o dia 26 de maio, dia de eleições europeias.

As concorrentes deste concurso posam a fazer a saudação nazi e, segundo a Times, na edição do ano passado, as aspirantes a ‘Miss Hitler’ tinham de explicar a razão pela qual amavam e veneravam o III Reich.

No perfil de João Branco no VK, consta apenas a informação de que é de Lisboa e que nasceu no ano de 1979.

Notícias ao MinutoPágina chegou a ser cancelada no final do ano passado, mas voltou à 'ação'© Reprodução VK

“Este ano já estão inscritas algumas candidatas. Elas não fazem apelo à morte seja de quem for”, defendeu o português em declarações ao Expresso, recusando-se a a revelar pormenores da sua vida pessoal. João B. diz ser nacional-socialista desde os 8 anos, quando percebeu que o braço direito de Hitler, Rudolf Hess, se encontrava preso. Para este português, Hitler “nunca violou a lei internacional”.

João Branco já comentou  a notícia sobre si, aproveitando para promover o concurso de beleza que, sublinha, "não pode ser considerado errado em nenhum lugar". "É um concurso com mulheres de todo o mundo apenas para valorizar a origem e o amor pelo nosso próprio povo", descreve. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório