Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Carteiristas apanhadas após furto milionário no elétrico 15

Três mulheres roubaram da mala de uma turista, entre outras coisas, um colar com um Buda em esmeralda no valor de 30 mil euros.

Carteiristas apanhadas após furto milionário no elétrico 15
Notícias ao Minuto

09:03 - 24/05/19 por Melissa Lopes

País Lisboa

Três mulheres, uma delas já com um longo historial na prática deste crime, foram detidas esta terça-feira por terem furtado uma bolsa a uma turista no elétrico 15, em Lisboa.

De acordo com o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, as detidas têm idades compreendidas entre os 28 e os 42 anos, e foram apanhadas pelos polícias a seguirem uma turista que viria a ser a vítima.

Os agentes repararam que as três mulheres se organizaram de acordo com um esquema em que, enquanto uma se mantinha de vigia, outra encostava-se à vítima, encobrindo a ação da terceira que abria a mochila e lhe tirou uma caixa com um par de brincos, primeiro, e depois , uma bolsa.

Segundo a PSP detalha em comunicado, o par de brincos, de uma marca de alta joalharia, tem o valor de 2.290 euros. E na bolsa, também de uma marca de alta-costura no valor de 400 euros, além de documentos, cartões bancários e dinheiro em dólares, yuans e euros, no total de 170 euros, a vítima tinha várias peças em ouro e esmeraldas de onde se destaca um colar com um Buda em esmeralda no valor de 30 mil euros. Contas feitas, com este furto as carteiristas iriam lucrar cerca de 36.760 euros, sublinha a PSP.

Depois do furto ainda tentaram fugir de táxi mas não o conseguiram porque os polícias conseguiram impedindo táxi de arrancar. Aí, foram detidas e os bens furtados apreendidos e entregues à vítima.

A líder do grupo, a 'Doutora'

Uma das detidas, especifica ainda a PSP, é uma carteirista com longo historial, com a alcunha de ‘Doutora’. Atuava nos elétricos 15 e 28 da Carris mas com a recente detenção naqueles elétricos de dois carteiristas bastante ativos, que ficaram em prisão preventiva e com "medo" da Polícia, conclui a autoridade, a mulher fugiu daquelas paragens dedicando-se à zona nobre da cidade, o Marquês de Pombal e Av. da Liberdade, onde circulam também muitos turistas de classe alta.

De acordo com o que a investigação apurou, a líder do grupo estava ainda indiciada em outros sete furtos de carteira, todos cometidos dentro dos elétricos 15 e 28 da Carris desde o princípio do ano, continuando as investigações acerca da atividade da mesma.

As detidas foram presentes no Tribunal da Comarca de Lisboa - Juízo Criminal de Lisboa, para 1.º interrogatório judicial, tendo sido aplicada a duas delas a medida de coação de apresentações, e à líder do grupo a medida de coação mais gravosa de prisão preventiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório