É uma obra de arte, mas há quem já tenha confundido a peça artística e dado alerta às autoridades, julgando tratar-se de uma pessoa inanimada.
Na passada segunda-feira, como confirmou fonte do Comando da Polícia de Segurança Pública ao Notícias ao Minuto, as equipas de emergência foram chamadas por duas vezes, pelas 00h19 e pelas 16h55, à galeria de arte 'Porta 14', situada no nº 14 da Calçada do Correio Velho.
Em causa está o facto de se ver uma instalação artística que as pessoas julgam ser uma pessoa deitada no chão, rodeada de sacos. Mas não é uma pessoa; trata-se de um boneco ali colocado estrategicamente.
Na página de Facebook da galeria de arte pode ver-se efetivamente uma foto que corrobora a presença da ambulância do INEM, acompanhada pela descrição: "A obra de arte 'Alvará / Permit' de Noé Sendas cria perplexidade, urgência e alarme".
Ainda na página de Facebook, a direção da galeria de arte dá conta que, por questões de segurança, a PORTA 14 e o artista Noé Sendas foram obrigados pela polícia a notificar que o que está a ver neste espaço é uma obra de arte".
Pese embora a exposição na galeria "não configure crime", a PSP "está a acompanhar o evoluir da situação e encontra-se em articulação com as entidades adequadas para evitar que outras chamadas ocorram", informou ainda a força de segurança.