Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Rede de notários reforçada com mais 89 cartórios em todo o país

Oitenta e nove licenças para abertura de cartórios notariais foram hoje publicadas em Diário da República, para todo o país e sobretudo no interior e ilhas, permitindo reabrir muitos serviços que tinham encerrado.

Rede de notários reforçada com mais 89 cartórios em todo o país
Notícias ao Minuto

20:31 - 23/05/19 por Lusa

País Diário da República

Segundo uma nota da Ordem dos Notários, esta atribuição de mais 89 licenças "dá resposta aos anseios das comunidades e vem facilitar a vida das pessoas, poupando-lhes tempo e dinheiro em deslocações".

Para o bastonário da Ordem dos Notários, Jorge Batista da Silva, com "este reforço significativo da rede nacional de notários estão criadas as condições para poder usar os cartórios como uma rede complementar de serviços que pode ajudar a solucionar a sobrecarga que se vive em outros sistemas".

"Um dos problemas do Instituto de Registos e Notariado é o excesso de competências e serviços e a rede de cartórios pode ajudar a minorar as filas que infelizmente hoje se registam em alguns pontos específicos da rede", sublinha Jorge Batista da Silva.

Para robustecer esta solução de rede complementar de serviços por parte da rede de cartórios, ainda este ano os notários vão apresentar uma plataforma informática capaz de desmaterializar inúmeros processos e de tratar 'online' a maioria dos processos, acrescenta a nota.

"Uma das grandes vantagens da plataforma informática que os notários estão a preparar é que vai incluir toda a informação da rede de cartórios e, mais do que isso, vai comunicar com todas as plataformas da justiça, o que abre a possibilidade de tratar de muitos processos apenas digitalmente, com muito maior rapidez, muito menos custos e muito menos deslocações entre serviços", conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório