Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Estacionamento nas praias da Arrábida vai custar 1 euro por cada hora

De 15 de junho a 15 de setembro, tenha atenção a estas restrições e pagamentos.

Estacionamento nas praias da Arrábida vai custar 1 euro por cada hora
Notícias ao Minuto

20:34 - 23/05/19 por Natacha Nunes Costa

País Praias

O início oficial da época balnear, no dia 15 de junho, é também um ponto de partida para a medida 'Arrábida Sem Carros', aprovada pela Câmara Municipal de Setúbal.

A partir desse dia, e até 15 de setembro, à semelhança do que aconteceu nos últimos anos, o acesso às praias da Arrábida vai ser restrito.

O troço de estrada entre a Figueirinha e o Creiro estará encerrado, nos dois sentidos do trânsito, todos os dias, entre as 8h00 e 20h00. Nessas alturas, apenas é permitida a passagem de transportes públicos, veículos de emergência e residentes.

Em alternativa, pode sempre utilizar os parques de estacionamento da praia da Figueirinha ou do Creiro. Só que estes são pagos. Entre as 8h00 e as 19h, paga 40 cêntimos por 1 hora, durante a semana, e 60 cêntimos ao fim de semana.

Já nos meses de julho e agosto, durante a semana pagará 80 cêntimos e um euro ao fim de semana.

Interdito ao trânsito automóvel, neste caso entre as 8h00 e as 19h00, está também o troço a partir do cruzamento de acesso ao Portinho da Arrábida, sendo, contudo, permitida a inversão de marcha junto da Casa do Gaiato, quando esgotada a capacidade da bolsa de estacionamento do Portinho, a qual disponibiliza uma zona para tomada e largada de passageiros.

A circulação de automóveis ligeiros é também condicionada no acesso à Praia de Albarquel, entre as 9h00 e as 18h00, quando esgotada a capacidade do parque de estacionamento existente.

Ao longo da EN379-1, entre a interseção para o Hospital do Outão e após o parque de estacionamento da Figueirinha, e, este ano, também entre o Creiro e o Portinho da Arrábida, são colocadas barreiras físicas nas bermas da estrada de forma a impedir o estacionamento abusivo.

Para garantir o acesso às praias no troço cortado ao trânsito automóvel individual, é mantido o serviço de vaivém gratuito entre a Figueirinha e o Creiro, que inclui paragens em Galapos e Galapinhos, com frequência de vinte em vinte minutos, a funcionar das 9h00 às 19h30.

[Notícia atualizada no dia 24/05/2019, às 23h53]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório