Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Costa dá os parabéns a Narendra Modi pela vitória nas eleições na Índia

O primeiro-ministro português, António Costa, parabenizou hoje o seu homólogo indiano pela vitória nas eleições gerais, apontando que as relações de amizade e cooperação entre os dois países podem elevar-se.

Costa dá os parabéns a Narendra Modi pela vitória nas eleições na Índia
Notícias ao Minuto

18:56 - 23/05/19 por Lusa

País Primeiro-ministro

"Os meus sentidos parabéns ao primeiro-ministro @narendramodi pela grande vitória eleitoral. Juntos, asseguraremos que as relações entre #Portugal e a #India vão chegar a um novo nível de amizade e cooperação nos próximos anos", lê-se na página oficial do governante português na rede social Twitter.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, definiu hoje os resultados das eleições gerais como uma vitória da democracia, quando o seu partido liderava os resultados na maioria das circunscrições do país.

"Nenhum indivíduo ou partido estava lutando nas eleições, mas sim o povo da Índia que estava lutando. Hoje o povo da Índia deu-me razão, e hoje se alguém ganhou foi a Índia. Se alguém ganhou, foi a democracia", indicou numa intervenção perante apoiantes do seu partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (Partido do Povo da Índia, BJP) em Nova Deli.

Modi assumiu que vai garantir a maioria para governar e acrescentou que os "sentimentos de uma Índia comum vão garantir um futuro brilhante".

Os resultados ainda provisórios anunciados ao início da tarde pela comissão eleitoral cimentavam a supremacia dos nacionalistas hindis na paisagem política e social do gigante asiático, ao fornecerem ao BJP a vitória em 303 circunscrições e a maioria dos 542 lugares na câmara baixa do parlamento.

Nos próximos cinco anos, o hemiciclo da Lok Sabha deverá garantir uma esmagadora maioria açafrão, a cor dos nacionalistas hindus, uma situação pouco habitual na história política do país, habituado a amplas coligações.

Principal força da oposição, o Congresso apenas deveria obter maioria em 50 regiões, um duro revés para este partido decisivo na política indiana desde a independência em 1947.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório