Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Razões para ir votar? Jornalistas portugueses dizem-lhe quais

“Os jornalistas portugueses votam, faça o mesmo”, é o lema rumo às mesas de voto no próximo domingo, dia 26.

Razões para ir votar? Jornalistas portugueses dizem-lhe quais
Notícias ao Minuto

16:37 - 23/05/19 por Melissa Lopes

País Jornalistas

Com as Eleições Europeias à porta, 28 jornalistas portugueses uniram-se para apelar ao voto, no âmbito de uma campanha realizada pelo Sindicato dos Jornalistas.

A campanha integra o projeto ‘Uma imprensa livre, uma Europa democrática’ que, entre janeiro e o presente mês de maio, promoveu uma série de iniciativas para fomentar o debate sobre as eleições Europeias, envolvendo jornalistas e estudantes de comunicação.

Sob o lema ‘Desta vez eu voto’, os 28 jornalistas (tantos quantos os Estados-membros) apelam ao voto por várias razões.

“Pelo futuro”, arranca Leonete Botelho, atual presidente da Comissão de Carteira Profissional de Jornalista. “Todos juntos, pela paz, pela liberdade, pela solidariedade”; Para “unir Portugal”; “mostrar confiança”. Luísa Meireles, da direção da agência Lusa, apresenta outra razão para votar: para dizer ‘não’ às forças populistas “que estão a invadir a Europa”, votar não contra os “discursos xenófobos e nacionalistas”.

Veja e oiça os motivos pelos quais é importante exercer o direito no voto, este domingo.

No próximo domingo, dia 26 de maio, vão a votos 17 partidos, cinco dos quais já têm representação no Parlamento Europeu (PS, PSD, BE, CDU e CDS), as restantes ainda não contam com presença em Estrasburgo, e entre os quais há ainda os que concorrem pela primeira vez a esta eleição (Aliança, Iniciativa Liberal, PDR e Basta) e os repetentes (Livre, Nós, Cidadãos!, PCPT/MRPP, MAS, PTP e PNR).  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório