Um cidadão estrangeiro, "proveniente de um voo de Dakar", e sob o qual pendia "um mandado de captura e extradição por crimes de pedofilia, agressão sexual, posse e difusão de pornografia infantil" foi detido no Aeroporto de Lisboa pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Depois de presente ao Tribunal da Relação de Lisboa, o detido aguarda "os ulteriores termos do processo no estabelecimento prisional junto da Polícia Judiciária, para posterior entrega às autoridades judiciárias alemãs", lê-se no comunicado enviado pelo SEF às redações.
No mesmo documento, a autoridade informa que "também no Terminal de Cruzeiros do Porto de Lisboa", foi recusada a entrada em território nacional "a um outro cidadão estrangeiro, que embarcou em Southampton, no Reino Unido, e sobre o qual pendia a medida 'não admissível' em espaço Schengen".
O cidadão foi notificado dessa "recusa de entrada e foi, igualmente, notificado o comandante da embarcação Celebrity Edge da recusa de licença para ida a terra".