Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Águeda entrega equipamentos SIRESP aos bombeiros e proteção civil

O presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, entregou os primeiros rádios SIRESP aos Bombeiros Voluntários de Águeda e a outras estruturas locais de proteção civil, no âmbito do sistema municipal de comunicações, anunciou hoje a autarquia.

Águeda entrega equipamentos SIRESP aos bombeiros e proteção civil
Notícias ao Minuto

10:51 - 22/05/19 por Lusa

País Câmara

Numa primeira fase, além da corporação de bombeiros, receberam também rádios do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) a Unidade Local de Proteção Civil de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão e o Grupo de Voluntários da Freguesia de Valongo do Vouga.

O município de Águeda "foi o primeiro no país a adquirir e disponibilizar os equipamentos validados pelo Ministério da Administração Interna e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil", num total de 16 rádios portáteis e cinco móveis para viatura.

"Reconhecendo o papel fundamental das comunicações num dispositivo de combate a incêndios, socorro e proteção civil, a autarquia efetuou esforços significativos para colmatar uma lacuna existente no concelho", refere a Câmara de Águeda, em comunicado.

O investimento, que ascende a 20 mil euros, contempla, igualmente, uma rede municipal de comunicações, que visa a integração das diferentes equipas de intervenção.

Os Bombeiros Voluntários de Águeda, como parte integrante da rede, darão formação quer no combate aos fogos, quer no âmbito da utilização dos equipamentos.

Na entrega dos equipamentos, Jorge Almeida salientou a "importância dos novos equipamentos, que vão contribuir para que as comunicações entre os vários intervenientes sejam mais eficazes, garantindo assim a sua segurança e uma melhor resposta às solicitações da população".

"Numa segunda fase, a autarquia entregará equipamentos idênticos a outras instituições ligadas à proteção civil do concelho", assegurou o presidente da Câmara.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório