Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

"Julgamento sem precedentes". Caso Cova da Moura é notícia lá fora

A condenação dos oito agentes da PSP no caso da Cova da Moura chamou a atenção da imprensa internacional.

"Julgamento sem precedentes". Caso Cova da Moura é notícia lá fora
Notícias ao Minuto

22:40 - 21/05/19 por Filipa Matias Pereira

País Imprensa

Oito dos 17 polícias agentes da Polícia de Segurança Pública da esquadra de Alfragide, na Amadora, que estavam acusados foram condenados por crimes de sequestro e ofensas à integridade física agravada. Em causa estão os crimes na Cova da Moura e o acórdão do coletivo de juízes chegou mesmo à imprensa internacional.

A BCC noticia que "polícias portugueses" foram "condenados por atentados contra jovens negros", detalhando que oito agentes foram considerados "culpados de sequestro e espancamento de seis jovens negros num bairro perto de Lisboa em 2015".

Esta é, como explica o jornal na plataforma online, "a primeira vez que tantos oficiais foram condenados num caso como este em Portugal".

Recorda a BBC que o caso começou a 'desenhar-se' quando um homem foi detido por estar acusado de atirar pedras a um carro da polícia. E quando outros cinco foram até à esquadra protestar, acabaram também detidos. "Os seis jovens, com idades compreendidas entre os 23 e os 25 anos na altura, viviam na Cova da Moura - um bairro predominantemente habitado por imigrantes de Cabo Verde, uma antiga colónia portuguesa em África - na cidade da Amadora", escreve a BBC.

É simultaneamente citada a sentença, recordando-se que os juízes consideraram que houve um "grande abuso de autoridade" por parte dos agentes que levaram a cabo "prisões injustificadas". Adianta o meio de comunicação que as vítimas irão receber uma indemnização de 10 mil euros e que os advogados dos arguidos vão recorrer da decisão.

Diz também a Al Jazeera que "polícias portugueses foram sentenciados num julgamento sem precedentes". Refere a estação de televisão que este foi "o fim - pelo menos por enquanto - de um processo judicial sem precedentes que viu 17 agentes em julgamento, trazendo para o público a questão do racismo institucional e da violência policial em Portugal".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório