Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Plantação de oliveiras relembra António Arnaut um ano após a morte

Duas oliveiras plantadas para homenagear o 'pai' do Serviço Nacional de Saúde.

Plantação de oliveiras relembra António Arnaut um ano após a morte
Notícias ao Minuto

16:33 - 20/05/19 por Lusa

País Homenagem

Duas oliveiras vão ser plantadas na terça-feira em Penela e Cantanhede, assinalando o primeiro aniversário da morte de António Arnaut, principal mentor do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Trata-se de um programa da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) para evocar Arnaut e celebrar os 40 anos do SNS, criado em 1979 por iniciativa do então ministro dos Assuntos Sociais, falecido aos 82 anos, em 21 de maio de 2018.

Em Penela, distrito de Coimbra, onde nasceu o advogado e escritor António Arnaut, em 1936, a cerimónia realiza-se no Parque de Águas Romanas, junto ao Centro de Saúde, às 11:30, com a colaboração da Câmara liderada por Luís Matias, do PSD.

Na Tocha, concelho de Cantanhede, a plantação da oliveira, árvore que pode durar milhares de anos, considerada sagrada desde a antiguidade, está marcada para as 14:30, no jardim do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais.

A presidente da LAHUC, Isabel Garcia, disse hoje à agência Lusa que idêntica cerimónia está igualmente prevista para a cidade de Cantanhede, em data a anunciar, devendo a plantação em Miranda do Corvo ocorrer em 01 de junho, feriado municipal, às 11:30.

A associação está a promover um movimento a nível nacional para a plantação da "Oliveira SNS", em defesa do Serviço Nacional de Saúde e em memória de António Arnaut.

"Este movimento é dirigido a todas as câmaras" portuguesas, refere a LAHUC em comunicado.

A "Oliveira SNS" já tinha sido plantada em Fafe, em abril, no âmbito de uma homenagem do município a Francisco George, ex-diretor geral da Saúde, e a Arnaut, maçon e antigo grão-mestre do Grande Oriente Lusitano.

Em 2009, a passagem dos 30 anos do SNS foi igualmente assinalada em Coimbra, com a plantação de uma primeira árvore no Parque Verde do Mondego, com a participação de António Arnaut.

Todos os anos, desde essa data e até setembro de 2017, a LAHUC contou com a presença do homenageado no "ritual da rega da oliveira, (...) símbolo da paz e da resistência, como o criador do SNS ambicionava".

Em 2014, a partir dos 35 anos do SNS, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos passou a associar-se à iniciativa, junto ao Pavilhão Centro de Portugal, na margem direita do rio Mondego.

"A esperança, o sonho e a luta para ajudar a construir uma sociedade mais livre, justa e solidária foram o propósito da vida do doutor António Arnaut", salienta Isabel Garcia na nota.

Na Tocha, a Câmara de Cantanhede acolheu a proposta da LAHUC, "assinalando o papel determinante" do antigo ministro e deputado na criação e defesa do SNS.

Às 15:00, após a plantação, o executivo municipal presidido pela social-democrata Helena Teodósio reúne-se no local, em instalações da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).

Um livro com propostas para uma nova Lei de Bases da Saúde, redigido em coautoria com o médico do BE João Semedo, seu amigo, foi o derradeiro contributo de António Arnaut para colaborar com o SNS.

O Observatório de Saúde António Arnaut, coordenado pelo catedrático da Universidade de Coimbra Américo Figueiredo, vai ser apresentado na terça-feira, na cidade, enquanto iniciativa para "observar, analisar e divulgar informação e estudos sobre o estado de saúde dos portugueses, as políticas de saúde" e o SNS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório