Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Transplante a militar "correu bem" mas prognóstico continua reservado

O transplante de fígado a que foi sujeito o militar do Exército que está internado desde terça-feira "correu bem", mas "o prognóstico mantém-se reservado", disse hoje à agência Lusa a porta-voz daquele ramo das Forças Armadas.

Transplante a militar "correu bem" mas prognóstico continua reservado
Notícias ao Minuto

10:25 - 17/05/19 por Lusa

País Exército

"O 'feedback' que temos é que [a cirurgia] correu bem. Contudo, o prognóstico mantém-se reservado", avançou a major Elisabete Silva, acrescentando que o Exército está a aguardar a "evolução clínica".

Na quarta-feira, a mesma fonte referiu que "houve um agravamento da função hepática", pelo que o militar - que está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa - teve de ser sujeito a um transplante de fígado.

Na altura, a porta-voz do Exército esclareceu também que a informação transmitida inicialmente de que o militar teria sofrido um golpe de calor - durante uma prova que ocorreu na terça-feira, em Santa Margarida da Coutada, no distrito de Santarém - "está fora de questão", mas "ainda não se sabe" o verdadeiro motivo do incidente.

Numa nota publicada no 'site' da Presidência da República, é dado conta de que Marcelo Rebelo de Sousa, que é também Comandante Supremo das Forças Armadas, visitou o militar antes da cirurgia.

A confirmação inicial de um golpe de calor foi descartada devido a análises clínicas posteriores, mas que ainda "não são conclusivas", acrescentou a major Elisabete Silva.

O Exército abriu um processo de averiguações à ocorrência para perceber o que poderá ter acontecido.

"Não houve excesso de esforço físico, era um esforço físico completamente normal para qualquer militar, as condições a nível de hidratação dos militares estavam completamente garantidas, de alimentação, de apoio médico", referiu, sublinhando que "faz parte do processo de averiguações perceber se, da parte do Exército, houve alguma condicionante para levar a este tipo de situação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório