Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Militar do Exército internado "vai ser sujeito a transplante de fígado"

O militar do Exército que está internado desde terça-feira continua "com prognóstico reservado" e foi sujeito a um transplante de fígado, avançou à Lusa a porta-voz daquele ramo.

Militar do Exército internado "vai ser sujeito a transplante de fígado"
Notícias ao Minuto

21:00 - 16/05/19 por Lusa

País Exército

"O prognóstico continua reservado, houve um agravamento da função hepática e, neste momento, o militar está em cirurgia para fazer um transplante de fígado", explicava na noite desta quinta-feira a major Elisabete Silva. Entretanto, já na manhã desta sexta-feira, a porta-voz do Exército fez saber que a intervenção cirúrgica correu bem, mas que o prognóstico continua reservado.

A porta-voz do Exército esclareceu também que a informação transmitida inicialmente de que o militar teria sofrido um golpe de calor - durante uma prova que ocorreu na terça-feira, em Santa Margarida da Coutada, no distrito de Santarém - "está fora de questão", mas "ainda não se sabe" o verdadeiro motivo do incidente.

Numa nota publicada no 'site' da Presidência da República, é dado conta de que Marcelo Rebelo de Sousa, que é também Comandante Supremo das Forças Armadas, visitou esta quinta-feira o militar, que está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

A confirmação inicial de um golpe de calor foi descartada devido a análises clínicas posteriores, mas que ainda "não são conclusivas", acrescentou a major Elisabete Silva.

O Exército abriu um processo de averiguações à ocorrência para perceber o que poderá ter acontecido.

"Não houve excesso de esforço físico, era um esforço físico completamente normal para qualquer militar, as condições a nível de hidratação dos militares estavam completamente garantidas, de alimentação, de apoio médico", referiu, sublinhando que "faz parte do processo de averiguações perceber se, da parte do Exército, houve alguma condicionante para levar a este tipo de situação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório