Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Dia Nacional dos Cientistas é hoje celebrado em Ponta Delgada

As comemorações do Dia Nacional dos Cientistas acontecem hoje em Ponta Delgada, com o ciclo de conferências "Caminhos do Conhecimento", dedicado a Mariano Gago e com um Festival da Ciência.

Dia Nacional dos Cientistas é hoje celebrado em Ponta Delgada
Notícias ao Minuto

06:34 - 16/05/19 por Lusa

País Ciência

O programa arranca de manhã com o Festival da Ciência, organizado pelo Expolab -- Centro Ciência Viva, em colaboração com os Centros de Ciência dos Açores, e prevê várias atividades destinadas às escolas, como observações do sol, demonstrações sobre o mar profundo e o lançamento de "mini-foguetões".

Durante a tarde, o Teatro Micaelense acolhe o ciclo anual de conferências "Caminhos do Conhecimento, o legado José Mariano Gago", com intervenções sobre "Ciência e desenvolvimento: Na rota de Fernão Magalhães", "Conhecimento do Atlântico: Do mar profundo à observação do oceano" e "Conhecimento do Espaço".

Pelos painéis passam oradores como Onésimo Teotónio de Almeida, professor catedrático da Universidade Brown, Joaquim Hernandez-Brito, diretor do Air Centre, Chiara Manfletti, diretora da Agência Espacial Portuguesa, e vários outros cientistas.

O dia encerra com a apresentação do livro "Caminhos do Conhecimento, 2018", em que estarão presentes o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia do Governo dos Açores, Gui Menezes.

Segundo nota enviada pelo executivo açoriano, será celebrado um protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia e a Ciência Viva, uma "aposta na educação para a ciência e na cidadania científica" que se materializa através de "programas educativos e de formação de professores e na promoção da cultura científica e tecnológica" da Rede de Centros de Ciência dos Açores (RECCA).

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído pela Assembleia da República em 2016, em homenagem ao antigo ministro da Ciência José Mariano Gago, tendo sido assinalado pela primeira vez em 2017.

A celebração coincide com a data de nascimento do professor e cientista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório