Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Açores. Procissão estava a chegar à igreja quando ocorreu acidente mortal

O padre Carlos Cabral recordou momento em que se deu acidente mortal nos Açores.

Açores. Procissão estava a chegar à igreja quando ocorreu acidente mortal
Notícias ao Minuto

01:48 - 15/05/19 por Lusa

País Açores

O padre Carlos Cabral afirmou hoje que a procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima estava a chegar à igreja das Quatro Ribeiras, na ilha Terceira, Açores, quando foi atingida por uma viatura "de forma inesperada".

"Vínhamos a chegar à igreja quando, de forma inesperada, aparece uma carrinha vermelha que bate num grupo de pessoas que ia a acompanhar o andor de Nossa Senhora de Fátima. Naquele embate tão forte, duas senhoras morreram imediatamente", disse em declarações à agência Lusa.

O padre Carlos Cabral explicou que um homem que ia ao seu lado na procissão das velas, que contava com cerca de meia centena de pessoas, acabou por sofrer ferimentos.

"Um senhor ia ao meu lado e foi apanhado pelo choque brutal da carrinha e caiu. Ficou ferido, mas foi uma coisa ligeira. Eu fiquei ileso porque vinha mais junto ao passeio", explicou, referindo que viu o condutor com as mãos na cabeça depois do acidente.

A procissão, que se realizou na noite de terça-feira, pelas 20:30, estava prevista para 13 de maio, mas acabou por ser adiada para o dia seguinte.

"Todos os anos, a 13 de maio, a paróquia das Quatro Ribeiras, na Praia da Vitória, reúne-se nesse dia, pelas 20:30, para fazer a sua procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima. A procissão era para ter sido dia 13, mas como tinha serviço religioso numa outra paróquia, a procissão foi adiada para hoje [terça-feira]", esclareceu o sacerdote.

O atropelamento provocou, além das duas vítimas mortais, duas mulheres de 68 e 84 anos, 13 feridos, informou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

As vítimas têm entre 16 e 84 anos.

Além de nove feridos encaminhados para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, quatro deram entrada no Centro de Saúde da Praia da Vitória.

Entre os feridos contam-se oito do sexo feminino e cinco do sexo masculino, a maior parte dos quais com mais de 40 anos.

Numa conferência de imprensa, o secretário regional da Saúde dos Açores, Rui Luís, que tutela a Proteção Civil, disse que entre os feridos existiam quatro graves, mas apenas uma mulher de 60 anos "está em situação mais delicada".

"Foi um acidente multivítimas, com o despiste de uma viatura durante uma procissão, que provocou um atropelamento múltiplo", adiantou.

O acidente ocorreu às 20:29 locais (mais uma hora em Lisboa) de terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório