Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Marcelo falou sobre Berardo. "Respeitar significa ter decoro"

O Presidente considera que personalidades condecoradas ou com importância na sociedade portuguesa devem ter "maior responsabilidade".

Marcelo falou sobre Berardo. "Respeitar significa ter decoro"
Notícias ao Minuto

17:24 - 13/05/19 por Notícias Ao Minuto

País Presidente República

Nas suas primeiras declarações na última semana e meia, Marcelo Rebelo de Sousa foi instado a comentar a audição de Joe Berardo na Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos da passada sexta-feira e que deu muito que falar devido às respostas que o empresário deu. 

"Penso que personalidades, isto aplica-se a todos os portugueses, mas por maioria de razão a personalidades que foram condecoradas por mais do que um presidente nos anos 80 e depois no início do século, que tiveram um relevo indiscutível (...) em momentos que foram momentos importantes de decisão, no quadro do sistema económico e financeiro português, isto é, quem tem posições de maior relevo tem também maior responsabilidade", afirmou o Presidente. 

"Enquanto cidadãos todos temos responsabilidade, uma responsabilidade dupla, uma responsabilidade perante a comunidade e perante as instituições, mas essa responsabilidade é maior quanto maior for o relevo de quem desempenhou posições de destaque na vida portuguesa", acrescentou Marcelo. 

De seguida o Presidente Marcelo foi mais assertivo no seu comentário à postura de Joe Berardo na audição. 

"Significa que têm de ter a noção da responsabilidade perante a comunidade e na forma como se relacionam com a comunidade e têm de respeitar as instituições, a começar nas instituições do poder político. Respeitar significa ter decoro, ter uma maneira respeitosa de tratar com essas instituições. Quando isso não acontece o juízo dos concidadãos é inevitavelmente muito negativo porque sentem que alguém, que tinha sido considerado um exemplo ao ponto de ser condecorado, de repente fica aquém daquilo que muitos portugueses exigem em termos de responsabilidade comunitária e institucional", realçou.

"A importância tem um preço. O preço é quanto mais importantes mais responsáveis", finalizou Marcelo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório