Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Protestos Queimódromo no Porto contra "cultura machista"

Cerca de 50 pessoas reunidas no Porto decidiram protestar hoje e no sábado no Queimódromo, contra a cultura de violação e machismo, após a divulgação de vídeos de teor sexual alegadamente feitos em barracas da Queima das Fitas.

Protestos Queimódromo no Porto contra "cultura machista"
Notícias ao Minuto

22:06 - 10/05/19 por Lusa

País Queima das Fitas

Numa reunião diante da reitoria da Universidade do Porto, numa assembleia aberta do Movimento A Coletiva, foi decidido avançar com "ações de protesto, mas também de sensibilização" à porta do recinto nos dois últimos dias daquele evento, disse à Lusa Tainara F. Machado.

A representante do movimento adiantou que no encontro os presentes "debateram sobre o conceito de violação que tem a justiça" e "refletiram sobre a cultura da violação existente nas instituições de ensino, nos espaços públicos de lazer e no meio social".

Segundo a também estudante doutoranda de Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, as ações de hoje e de sábado, últimos dois dias da Queima das Fitas, vão ser "simbólicas, deixando claro a crítica à cultura de violação e machista".

O movimento agendou nova assembleia para a próxima semana para "pensar em ações de esclarecimento sobre a cultura de violação".

A responsável do movimento adiantou que o objetivo é "chegar às mulheres que já estejam no ensino superior e se tornem empoderadas e saibam os seus direitos e que possam proteger-se da cultura de violação".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório