Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2019
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 22º

Edição

Vai à praia este fim de semana? Siga os conselhos da Autoridade Marítima

A Autoridade Marítima Nacional alerta para a necessidade de ter cuidados especiais se planeia aproveitar o calor do fim de semana na praia.

Vai à praia este fim de semana? Siga os conselhos da Autoridade Marítima

As previsões meteorológicas para este fim de semana apontam que as temperaturas vão chegar aos 35ºC em algumas regiões do território continental.

Perante estas indicações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) emitiu um aviso à população, alertando para a necessidade de ter cuidados redobrados se pensa ir à praia. Em mais um ano "a recomendação mantém-se 'Há mar e mar, há ir e voltar'".

É, por isso, importante "ter em conta que, nesta época do ano, as praias apresentam ainda efeitos da agitação marítima do inverno podendo verificar-se fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros". E alguns desses "fenómenos não são visíveis, acarretando perigo para quem entra na água".

Para além disso, alerta ainda a Autoridade, "a grande maioria das praias ainda não está vigiada tornando-se o socorro mais demorado".

Perante estas circunstâncias, a AMN recomenda que vigie permanentemente as crianças, não permitindo que estas se afastem dos adultos. Deve ainda "evitar comportamentos de risco. Não vire as costas ao mar evitando ser surpreendido por uma onda".

Se testemunhar uma situação de perigo dentro de água, não entre. Em vez disso, deve pedir ajuda através da linha de emergência 112.

Não se esqueça ainda de "evitar o período de exposição solar entre as 11h00 e as 15h00".

Se tenciona ir até às praias da Costa da Caparica, não se esqueça também que o aparecimento de águas-vivas e caravelas-portuguesas levou a junta de freguesia a alertar os banhistas.

Saliente-se ainda que, à semelhança da Autoridade Marítima, também a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o risco de rápida propagação de incêndios neste fim de semana. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório