Segundo um comunicado do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, mais de 18 mil alunos aprendem português nos Estados Unidos, do pré-escolar ao secundário, com coordenação do Estado português.
Nesse sentido, a visita de José Luís Carneiro pretende promover o ensino superior português com sessões de esclarecimento nas passagens pelos vários estados.
O secretário de Estado vai ainda encontrar-se com lusodescendentes que exercem cargos políticos, considerados "um importante elemento de aproximação entre Portugal e os Estados Unidos da América", lê-se no comunicado.
Ao todo, há 160 lusodescendentes eleitos para cargos a nível federal, estadual e local nos Estados Unidos.
Até dia 16, José Luís Carneiro vai encontrar-se com várias organizações e associações da comunidade portuguesa nos Estados Unidos.
Na sexta-feira, o secretário de Estado estará em Nova Iorque e Newark, no estado de Nova Jérsia, seguindo-se Connecticut no sábado, com passagens por Suffolk, Hartford e Farmingville.
Domingo é dia de Boston, no Massachusetts, no dia 13 estará em Hudson e no dia 14 segue para a costa oeste, com passagem por São Francisco e Hilmar.
No dia 15, o secretário de Estado continua a visita na Califórnia, com passagens programadas por Santa Clara e San Jose, terminando no dia 16 em Sacramento.