Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Ministro destaca partida de militares para Cabul para render tropas

O ministro da Defesa destacou hoje a partida de 154 militares para o Afeganistão, Cabul, que vão render o grupo da Força Nacional Destacada ali a operar, integrando a Resolute Suport Mission.

Ministro destaca partida de militares para Cabul para render tropas
Notícias ao Minuto

19:40 - 08/05/19 por Lusa

País Defesa

Em Braga, numa visita ao Regimento de Infantaria nº6, João Gomes Cravinho explicou que as tropas portugueses, que cumprem missões de seis meses, operam como a "força de reação rápida" no aeroporto de Cabul, salientando o "elevado prestígio" que os militares portugueses "gozam junto" das outras nacionalidades.

"É uma Força Nacional Destacada que vai render a força nacional que já lá está e que tem como missão principal ser a força de reação rápida no aeroporto de Cabul. É uma responsabilidade muito elevada", afirmou o ministro.

Segundo apontou, os 154 militares que vão agora render a força portuguesa em Cabul "vão em três levas", sendo que "já foram 54 na segunda-feira e nas próximas segundas-feiras seguirão os outros quase 100 militares", que vão cumprir uma missão de seis meses.

João Cravinho lembrou que visitou em dezembro as tropas portuguesas no Afeganistão e reforçou a boa fama dos militares: "Fiquei extra mente impressionado com o profissionalismo que demonstraram e o elevado prestígio que gozam junto das outras nacionalidades", disse.

Portugal participal desde 2015 na Resolute Suport Mission, sendo que esta é a terceira Força Nacional Destacada a prestar serviço.

A Resolute Suport Mission garante o treino, aconselhamento e assistência às instituições nacionais na área da segurança e defesa e ao "mais alto nível" dos comandos do Exército e da Polícia, segundo explicou à Lusa fonte do ministério da defesa

O Exército Português participa com diversas forças, incluindo uma Força de Reação Rápida (QRF), com um efetivo de 154 militares.

Daqueles 154 homens que agora partem em missão, 66 são provenientes do Regimento de Cavalaria N.º 6 (Braga), 53 são provenientes do Regimento de Infantaria N.º 14 (Viseu), 33 são provenientes do Regimento de Infantaria N.º 13 (Vila Real) e 2 militares de outras unidades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório