Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Évora, a 'capital' dos 'fazedores', com o Alentejo Mini Maker Faire

A cidade de Évora volta a transformar-se na "capital" dos "fazedores" com a segunda edição da Alentejo Mini Maker Faire, uma mostra para partilha de invenções, criatividade e engenho, esta sexta-feira e sábado.

Évora, a 'capital' dos 'fazedores', com o Alentejo Mini Maker Faire
Notícias ao Minuto

15:10 - 08/05/19 por Lusa

País Eventos

O evento, que decorre na Arena d'Évora, é promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), em parceria com a câmara municipal, no âmbito do projeto "Speed Talent -- Acelerador de Talentos", financiado pelo programa comunitário Alentejo 2020.

"Depois do sucesso da primeira edição", realizada no ano passado, "um dos mais originais eventos para empreendedores e 'fazedores' de todas as idades volta a Évora", destacou hoje a ADRAL.

A Alentejo Mini Maker Faire, destinada a participantes de todas as idades, consiste num "encontro de pessoas fascinantes e curiosas, que gostam de aprender e adoram partilhar o que fazem", explicou a organização.

"De engenheiros a artistas, de cientistas a artesãos, será um local de confluência onde os 'makers' ('fazedores' ou empreendedores) podem apresentar as suas ideias, experiências e projetos", acrescentou.

Contactada hoje pela agência Lusa, fonte da organização adiantou que, nesta segunda edição da mostra, vão estar presentes "cerca de 20 entidades e expositores individuais que vão demonstrar o que de melhor fazem".

"Nos dois dias do evento, temos presentes desde Fab Labs (laboratórios de eletrónica) de Lisboa ou da Extremadura espanhola até pessoas individuais, que vão mostrar os seus projetos", exemplificou a mesma fonte.

O evento, que, além da mostra, inclui também outras valências, transforma Évora na "capital" dos "fazedores" e coloca a cidade "no centro do ecossistema empreendedor", argumentou a ADRAL, considerando tratar-se de "uma montra informal de partilha de invenções, criatividade e engenho".

O público "poderá contactar com os expositores no recinto do evento, assistir às demonstrações dos 'makers' e participar nos vários 'workshops' dirigidos a crianças e adultos, tudo de forma gratuita", assinalou a organização.

"Eletrónica e diversão", "Introdução à Eletrónica Analógica + Candeeiro Pisca-Pisca", "Introdução à Eletrónica Analógica + Sabre de Luz", "Há luz na Natureza!", "Autómatos e Eletrónicos" e "Vem criar o teu próprio jogo de computador, jogar e divertir!" são os temas das oficinas programadas, ao longo dos dois dias.

Os bilhetes para o evento devem ser solicitados gratuitamente em https://alentejo.makerfaire.com.

O projeto Speed Talent -- Acelerador de Talentos tem como beneficiários, além da ADRAL, o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, Associação Nacional de Jovens Empresários, NERE -- Núcleo Empresarial da Região de Évora, Universidade de Évora, o Sines Tecnopolo e os institutos politécnicos de Beja, Portalegre e Santarém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório