Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Há 219 anos era criado o carteiro

A origem do serviço de correios tem praticamente 500 anos. No entanto, o carteiro é bem mais recente.

Há 219 anos era criado o carteiro
Notícias ao Minuto

09:49 - 07/05/19 por Notícias Ao Minuto

País Efeméride

A história dos Correios de Portugal é muito antiga. Os registos mostram que a primeira versão daquilo que são hoje os CTT remonta a 1520 quando o rei D. Manuel I criou o Correio Público e nomeou Luís Homem para o cargo de Correio-Mor.

Desde então, o serviço foi sendo melhorado, permitindo a troca de correio para os territórios do império português.

Para este efeito, aliás, foi criado, em 1657, o cargo de Correio-Mor das Cartas do Mar para os domínios de África e da América.

O carteiro surge no ano de 1800 quando o então Correio-Mor, Mascarenhas Neto cria o diploma referente à distribuição domiciliária de correio em Lisboa.

Com este diploma foram criados 17 distritos postais e identificadas ruas e números de casas. Mas não só. Foi também este diploma que estabeleceu a necessidade de se contratar “portadores”, “moços vigorosos e fiéis” para levarem a correspondência à casa das pessoas.

E assim, há precisamente 219 anos, nasceu o carteiro, pelo menos no papel, uma vez que só em 1821 é que a distribuição domiciliária em Lisboa começou a funcionar – a falta de identificação das ruas foi um entrave à rápida aplicação do diploma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório