Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Voluntariado ambiental prepara limpeza de lixo no rio Vouga

Bombeiros, associações e empresas de desportos de aventura aceitaram o repto da Câmara de Sever do Vouga e realizam no sábado uma ação de voluntariado ambiental, para limpar um troço de cinco quilómetros do rio Vouga.

Voluntariado ambiental prepara limpeza de lixo no rio Vouga
Notícias ao Minuto

13:19 - 06/05/19 por Lusa

País Notícias

Preservar a biodiversidade, através da limpeza do leito e das margens, é o objetivo da 'EcoVouga', que também irá criar pontos para a recolha de lixo e eliminar espécies invasoras, segundo a Câmara de Sever do Vouga, que promove a iniciativa.

A intervenção tem início na albufeira da praia fluvial da Quinta do Barco e vai até ao lugar da Foz, que marca a "fronteira" com o vizinho concelho de Albergaria-a-Velha, num troço de cinco quilómetros.

"Vamos ter um grupo na água com caiaques para retirar o lixo que anda à tona, um grupo em terra a percorrer as margens para retirar lixo e mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga para remover objetos que estejam submersos, e vão ser retiradas árvores do leito do rio, para preservar a segurança dos banhistas. Além disso vamos criar seis pontos de recolha de lixo nas margens", descreveu à Lusa fonte da organização.

"Não há margens para dúvidas" é o lema da iniciativa, que assume o propósito de ser um exercício coletivo de consciencialização ambiental no rio Vouga, elemento natural de dinamização do turismo do concelho.

"Esta ação de voluntariado reveste-se de grande importância para Sever do Vouga, ao reunir um conjunto de mais-valias para o nosso concelho, sendo de louvar a mobilização da comunidade para a defesa dos nossos recursos endógenos e valorização do património natural", afirma o presidente da Câmara de Sever do Vouga, António Coutinho.

O rio Vouga é palco da prática de desportos de natureza e as suas águas banham a praia fluvial Quinta do Barco que, este ano, voltou a ser galardoada com a Bandeira Azul.

É também do rio Vouga que vem um dos produtos gastronómicos mais emblemáticos de Sever do Vouga - a lampreia -, que é anualmente servido, em março, nas mesas dos restaurantes locais, com a Rota da Lampreia e da Vitela.

A ação está a ser organizada em parceria com o Viking Kayak Clube, as empresas de desporto e aventura 'Boca do Lobo', 'Desafios' e 'Turnauga', as associações 'Landsdsever' e 'Rikor' e os Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga, sendo apoiada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório