Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Medida para professores terá de ser aplicada aos funcionários judiciais

O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais disse hoje aguardar com expectativa a promulgação do diploma dos professores considerando que é incontornável que a mesma medida seja aplicada aos profissionais de justiça.

Medida para professores terá de ser aplicada aos funcionários judiciais
Notícias ao Minuto

17:51 - 03/05/19 por Lusa

País Sindicatos

"A nossa posição é aguardar com expectativa que o diploma seja promulgado e depois se se tornar efetivo naturalmente que isso será também aplicado a nós. É incontornável", disse Fernando Jorge em declarações à agência Lusa.

O parlamento aprovou na quinta-feira a recuperação do tempo integral de nove anos, quatro meses e dois dias para os professores, período no qual as progressões estiveram congeladas.

A votação na especialidade da comissão parlamentar de Educação e Ciência teve os votos contra do PS e a favor dos restantes partidos com assento parlamentar.

Com a aprovação destas alterações o Sindicato dos Funcionários Judiciais considera que o compromisso que for assumido para os professores terá também de o ser para estes profissionais.

O primeiro-ministro faz hoje uma declaração ao país, após reunir-se com o Presidente da República, na sequência da aprovação pelo parlamento da contabilização total do tempo de serviço dos professores.

Esta manhã, no parlamento, vários dirigentes socialistas referiram à agência Lusa que as alterações ao decreto do Governo "colidem com a Constituição da República e implodem o Programa de Estabilidade (que passou no parlamento ainda no mês passado), já que podem representar um aumento de despesa anual na ordem dos 800 milhões de euros".

Como tal, esperam um veto político (ou um pedido de fiscalização sucessiva) do Presidente da República, caso PSD, CDS-PP, Bloco de Esquerda e PCP confirmem em votação final global estas alterações para a contabilização do tempo de serviço dos professores no período em que houve congelamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório