Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PAN faz queixa à ERC por debate não ter intérprete de língua gestual

O PAN - Pessoas-Animais-Natureza apresentou hoje uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) pela ausência de um intérprete de Língua Gestual Portuguesa no debate televisivo sobre as eleições europeias, por considerar que a comunidade surda foi discriminada.

PAN faz queixa à ERC por debate não ter intérprete de língua gestual
Notícias ao Minuto

22:48 - 02/05/19 por Lusa

Política Europeias

"Todos os cidadãos e cidadãs, sem exceção, têm o direito à informação para que se sintam esclarecidos de forma cabal, a fim de tomarem decisões conscientes. Os debates televisivos têm um papel bastante importante neste caminho informativo, pelo que apelamos à inclusão da comunidade surda por parte das estações televisivas", afirma Francisco Guerreiro, cabeça-de-lista do PAN às eleições europeias, em comunicado enviado para a agência Lusa.

Em causa está o debate que se realizou na quarta-feira na estação de televisão SIC, na qual estiveram presentes candidatos de cinco partidos - PS, PSD, CDS, BE e PDR - e de uma coligação (CDU).

Sem a presença de qualquer intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), Pedro Marques (PS), Paulo Rangel (PSD), Nuno Melo (CDS-PP), Marisa Matias (BE), Marinho e Pinto(PDR) e João Ferreira (CDU) participaram no primeiro debate para as europeias.

Para o PAN, esta situação é "um ato discriminatório face à comunidade surda em Portugal" e, por isso, pede à ERC que analise a situação e tome as medidas necessárias.

"O cidadão surdo precisa de estar informado quanto às intenções e programas de campanha dos partidos políticos tanto como qualquer outro cidadão, caso contrário estamos perante uma situação geradora de discriminação em razão da deficiência proibida e punida pela Lei", refere a denúncia enviada para a Entidade Reguladora para a ERC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório