Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Marcelo lamenta morte de pioneiro do ambientalismo José Almeida Fernandes

O Presidente da República lamentou hoje a morte do biólogo e pioneiro do ambientalismo em Portugal José Almeida Fernandes, que contava 87 anos e presidiu à Liga da Proteção do Ambiente.

Marcelo lamenta morte de pioneiro do ambientalismo José Almeida Fernandes
Notícias ao Minuto

15:01 - 30/04/19 por Lusa

País Óbito

Numa nota publicada no 'site' da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que, ao longo da sua vida, José Almeida Fernandes combinou "de forma ímpar" a abordagem e a divulgação científica das questões ambientais com a criação e desenvolvimento de organismos que contribuíram para a consciencialização e a defesa do Ambiente no nosso país.

"A melhor homenagem que podemos fazer ao seu legado é prosseguir e reforçar as ações em defesa do Ambiente, causa maior do nosso tempo e da Humanidade, à qual, de forma percussora, José Almeida Fernandes dedicou a sua vida profissional", diz Marcelo Rebelo de Sousa, enviando ainda à família do biólogo as suas condolências.

José de Almeida Fernandes, cuja morte foi avançada na segunda-feira pelo jornal "online" Observador, deixou um legado na conservação da natureza reconhecido ainda hoje na Liga de Proteção da Natureza, a que presidiu.

O dirigente da LPN Jorge Palmeirim, atualmente na comissão de gestão da organização, declarou na segunda-feira à agência Lusa que José de Almeida Fernandes viveu a "investir nas gerações futuras" e deu "um enorme impulso ao movimento ambientalista na sociedade portuguesa.

Enquanto gestor de instituições públicas - como o Instituto de Conservação da Natureza e o Instituto de Promoção Ambiental - teve "um grande impacto na educação ambiental", acrescentou.

José de Almeida Fernandes recebeu da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente em 2010 o prémio Carreira Fernando Pereira.

Era pai do jornalista José Manuel Fernandes, 'publisher' do Observador e ex-diretor do diário Público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório