Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Líderes chineses querem "dar mais força" ao Fórum Macau, diz Marcelo

O Presidente português disse hoje que a China quer fortalecer o Fórum Macau e admitiu participar nas celebrações dos 20 anos da transição da administração do território para a China, em dezembro deste ano.

Líderes chineses querem "dar mais força" ao Fórum Macau, diz Marcelo
Notícias ao Minuto

19:31 - 29/04/19 por Lusa

País Visitas

"Há o objetivo de dar mais força ao Fórum Macau: isso foi muito sentido em todos os encontros, nomeadamente no encontro com a delegação liderada pelo Presidente [chinês], Xi Jinping", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado português reuniu-se hoje com Xi e o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, no arranque de uma visita de Estado de quatro dias, que inclui ainda passagens por Xangai e Macau.

A visita do Presidente da República ocorre no mesmo ano em que se celebra o 20.º aniversário da transição da administração de Macau de Portugal para a China.

Xi Jinping deve participar das comemorações, que se realizam em dezembro.

"Há uma grande vontade de Portugal estar também presente", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, não negando a possibilidade de voltar ao território por essa ocasião.

"Veremos. Também poderá ser o primeiro-ministro, por exemplo", ressalvou.

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa, em 2003, ano em que criou o secretariado permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), que reúne ao nível ministerial de três em três anos.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou ainda a vontade de Pequim em apostar na Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

"A aposta na CPLP e a aposta conjunta na CPLP: uma via pode e deve ser o fórum Macau, mas todas as vias são boas para apostar na CPLP", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório